terça-feira, 31 de março de 2015

Cuidado: tem alguém ouvindo o que você diz para seu smartphone


Uma usuária do fórum Reddit apelidada de 'FallenMyst' compartilhou no site um relato sobre seu emprego, que consiste em verificar a precisão dos comandos de voz que as pessoas dão para seus smartphones. Ou seja: ouvir aquilo que os usuários conversam com assistentes pessoais como Cortana e Siri.

"Comecei em um novo emprego hoje na Walk N'Talk Technologies. Eu devo ouvir pessoas falando e avaliar a forma como o texto combina com o que é dito, sugerindo melhoras quando necessário [...] Gente, eu estou dizendo, se você já disse algo para o seu telefone, isso foi gravado... e há uma boa possibilidade alguém ouvi-lo. Ouvi de tudo, desde crianças perguntando coisas inocentes como 'Siri, você gosta de mim?' até um homem pedindo ao Galaxy para lamber seu ânus. Eu gostaria de estar brincando" , conta a usuária.
De acordo com FallenMyst, o emprego foi conseguido por meio de uma empresa de mineração de dados.

Quando alguém usa um software de reconhecimento de voz, todos os comandos são registrados e mantidos pelo fabricante. O contrato de licença do software da Apple, por exemplo, inclui uma nota em negrito sobre o uso do programa "Ao usar Siri ou Ditado, você concorda e consente com a coleta, manutenção, processamento e uso das informações, incluindo a entrada de voz e de dados do usuário para melhorar a funcionalidade de ditado e outros produtos e serviços da Apple”. Samsung e Microsoft incluem cláusulas semelhantes. O problema é que estes arquivos estão sendo ouvidos por estranhos. Quem faz o trabalho recebe cerca de US$ 0,01 a cada 10 gravações analisadas.

Um porta-voz da Apple afirmou que a empresa retira informações pessoais de gravações de voz antes de armazená-las para análise no banco de dados. Embora dentro dos limites legais, os clipes de voz não são uma prática conhecida pelos consumidores. "Só porque uma mensagem não começa com 'meu nome é' ou 'minha senha é' não significa que não há informações sensíveis lá dentro", explica Christopher Soghoian, diretor de tecnologia da ONG American Civil Liberties Union, focada na defesa de liberdades individuais das pessoas.

Via DigitalTrends e Motherboard

segunda-feira, 30 de março de 2015

Windows 10 oferecerá opções de login por reconhecimento ocular


A Microsoft está preparando o Windows 10 para ser lançado neste ano e anunciou que no novo sistema operacional será possível realizar o login não mais com o uso de senhas, mas por meio de biometria, reconhecimento facial e reconhecimento da íris. Assim, as máquinas que tiverem Windows 10 instalado e possuírem pelo menos algum dos tipos de sensor necessário oferecerão aos usuários a oportunidade de criar um login por meio de reconhecimento.

Reprodução

A Microsoft também criou o "Passport" projetado para sistemas que não possuem os sensores necessários para reconhecimento facial, impressão digital ou reconhecimento da íris. Como um plano B, o "Passport" permite que você digite uma senha e, em seguida, re-autentifique digitando um PIN que é criptografado no próprio dispositivo. Com isso todos os dados são armazenados localmente e não em servires da Microsoft.

Não há previsão de quando a versão de teste do Windows 10 usando essa tecnologia estará disponível, mas Scott Evans, diretor de engenharia da computação pessoal da Microsoft, disse que eventualmente os primeiros usuários terão acesso. Nesse meio tempo, a Microsoft já está trabalhando com fabricantes de dispositivos, bem como as empresas que fazem os próprios sensores e isso inclui alguns grandes nomes como a Intel.

Via Engadget


sábado, 28 de março de 2015

Shazam será capaz de reconhecer objetos


O Shazam deixará de ser um aplicativo que serve apenas para identificar as músicas do ambiente e, em breve, será capaz também de obter informações sobre objetos que estiverem por perto do usuário.

Rich Riley, diretor-executivo da empresa que controla o app, contou à Reuters que o Shazam poderá fazer coisas como extrair dados nutricionais de uma caixa de cereais, ou escanear a capa de um DVD em casa para adquirir a trilha sonora de um filme.

Esse cruzamento entre identificação e aquisição o Shazam já faz com as músicas, graças a parcerias da empresa com serviços de streaming como Deezer e Spotify. Agora basta modificar o app para o novo tipo de escaneamento e expandir o modelo de parcerias.

Com isso, o produto entra em um terreno que a Amazon pretendia explorar com seu smartphone, que foi um fracasso de vendas. Isso porque o modelo conta com um serviço chamado Firefly, que reconhece produtos pela câmera e permite que se tome ações - como a compra.

via olhardigital

sexta-feira, 27 de março de 2015

Falha da década de 1990 atinge dispositivos Android e iOS


Foi descoberta na última semana uma vulnerabilidade que pode afetar usuários do Android e do iOS. Apelidada de Freak (Factoring RSA Export Key), a falha existe desde a década de 1990 e fragiliza uma conexão segura para facilitar o trabalho de descriptografar informações sensíveis.

Usuários do Open SSL (versões anteriores a 1.0 1k) e do SecureTransport da Apple (TSL) são capazes de interceptar a comunicação HTTPS entre clientes e servidores vulneráveis, forçando a conexão para usar a criptografia de exportação de grau. Assim, é possível decifrar as informações com facilidade.

O SecureTransport é usado por aplicativos em execução no iOS e no OS X, como o Safari. Já o OpenSSL é usado por navegadores Android e outros pacotes de aplicativos. De acordo com alguns relatórios, 37% dos sites confiáveis do navegador são afetados por esta falha, entre eles, o da Bloomberg e o do FBI. 

O OpenSSL disponibilizou uma correção para a falha, apelidada de FREAK, em janeiro, enquanto a Apple reportou que está desenvolvendo um solução tanto para dispositivos móveis, quanto para os computadores. Para os usuários do iOS o mais aconselhável é evitar usar o navegador padrão do sistema. Uma boa dica é optar pelo Google Chrome, que não foi afetado pelo bug.
De acordo com o Paean Kinger, diretor de Deep Security Labs da Trend Micro, essa é uma vulnerabilidade real e pode requerer um nível elevado de sofisticação para ser explorada. “Seguir com a exploração da FREAK requer que os atacantes tenham habilidade para primeiro controlar uma sessão SSL entre cliente e servidor, e depois forçar que essa sessão seja rebaixada para um nível mais baixo de encriptação. Em seguida, eles teriam que seguir o tráfego encriptado e realizar um ataque de força bruta contra esse fluxo, o que levaria algumas horas. Com alta criptografia, o ataque levaria dias ou até semanas”, explica o especialista.

Via olhar digital

quinta-feira, 26 de março de 2015

Microsoft lança versão de teste do Office 2016 para Mac


A Microsoft liberou, nesta quinta-feira, 5, um preview do Pacote Office 2016 para Mac OS X, incluindo Word, Excel, OneNote, Outlook e PowerPoint. O software completo estará disponível apenas no meio deste ano, mas a versão de teste já pode ser baixada.

Segundo a Microsoft, o Office 2016 teve seu design todo alterado e adaptado às características de um Mac, inclusive valorizando a tela de retina dos modelos mais novos dos computadores da Apple. Tem atalhos no teclado, recursos multiplataformas e conectividade com nuvem.

Cada versão de teste irá durar 60 dias e passará por atualizações até o lançamento da versão final.  A empresa também alertou que como é uma versão de testes algumas ferramentas podem não funcionar corretamente. O pacote também está disponível em português. 

via olhardigital

quarta-feira, 25 de março de 2015

Contatos do Google+ e do Gmail serão integrados


O Google está trabalhando no desenvolvimento de uma nova versão do Google Contatos que ampliará os serviços através da ligação entre o Gmail e o Google+.

Segundo o Google, essa nova versão tornaria mais fácil a conexão entre as pessoas e manteriam atualizadas as informações de contato.

Reprodução

O Google Contatos acessará automaticamente informações de perfis do Google+, como cargo, telefone, endereços e reuniões marcadas recentemente. Dessa forma o Google conseguiria unir todas as informações em um único lugar.

via olhardigital

terça-feira, 24 de março de 2015

Carros da Hyundai agora podem ser controlados pelo relógio


A Hyundai atualizou seu sistema Blue Link, adicionando suporte ao Android Wear, sistema operacional para relógios. Na nova versão, os usuários poderão desbloquear e dar a partida em seus automóveis a partir de seus smartwatches.
Além disso, é possível usar o aplicativo para ligar as luzes, desligar o motor e encontrar onde estacionou o carro. Todos esses comandos também podem ser dados por voz, bastando pressionar um botão no smartwatch e falando o comando.
Para ter acesso a esses recursos é necessário ter uma assinatura do pacote Blue Link.

via olhardigital

segunda-feira, 23 de março de 2015

"Pixels": trailer tem Adam Sandler com Pac-Man e Donkey


A Sony lançou o primeiro trailer de Pixels, uma comédia de ficção científica dirigida por Chris Columbus (que já dirigu Esqueceram de Mim Harry Potter e a Pedra Filosofal) estrelando Adam Sandler e Peter Dinklage. O filme tem data de estreia marcada para o dia 23 de julho no Brasil.


No filme, uma cápsula do tempo é enviada pela NASA para o espaço no ano de 1982, contendo ítens importantes da cultura e da civilização humana, entre os quais alguns jogos de fliperama. A NASA espera, com isso, estabelecer contato com outras formas de vida.



No entanto, os alienígenas interpretam aqueles objetos como uma ameaça, e resolvem destruir a Terra com os mesmo objetos contidos na cápsula. Sandler interpreta um talentoso jogador de videogames que é chamado para ajudar a combater essa ameaça. 

Via OLharDigital


domingo, 22 de março de 2015

Vírus contamina smartphones com link falso para recurso de voz do WhatsApp



Embora o recurso de ligação através do Whatsapp já esteja liberado para alguns usuários, uma grande parcela de quem utiliza o comunicador ainda não tem acesso à novidade. Essa brecha está permitindo que malwares infectem centenas de contas do aplicativo.
Para usufruir do recurso é preciso receber um convite ou uma chamada de alguém que já tenha o "voice call" ativado no aplicativo. O vírus está se espalhando com velocidade pois promete desbloquear o recurso com um link falso, que na verdade é um link publicitário. Assim que é acessado, o link infecta o smartphone da vítima e envia o mesmo link para 10 pessoas da lista de contatos.
Muitas pessoas estão divulgando seus números pessoais em chats e fóruns na web na esperança de receber ligações ou convites para ativar o recurso. Isso facilita o envio de links fraudulentos por criminosos que estão de olho nas brechas do mundo digital.

Via: OlharDigital

Novo MacBook chega ao Brasil custando até R$ 10,5 mil


A Apple lançou nesta segunda-feira, 9, uma nova geração de laptops. O destaque vai para o Macbook; isso mesmo, apenas “Macbook”, sem nenhum sobrenome. Com design renovado e configurações especiais, o produto já está disponível em pré-venda no Brasil por um valor mínimo de R$ 8,5 mil.

O preço é referente à sua versão mais básica, com armazenamento de 256 GB em SSD e um processador Intel Core M dual-core de 1,1 GHz, com Turbo Boost de até 2,4 GHz. Há também 8 GB de memória RAM e uma placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 5300.
Quem quiser o melhor, no entanto, terá que pagar a quantia de R$ 10,5 mil. O valor é referente a versão mais parruda, com 512 GB de armazenamento interno em SSD e o mesmo processador, mas funcionando no clock de 1,2 GHz com Turbo Boost para até 2,6 GHz. A versão usa a mesma quantidade de memória RAM e a mesma GPU integrada.

Reprodução

Além das configurações internas, há alguns detalhes interessantes do MacBook. Ele teve o teclado reformulado, com teclas que parecem muito mais rasas do que o normal, que também devem ser mais macias. Além disso, o trackpad usa vidro e tem sensores de pressão que se transformar em comandos específicos dependendo da intensidade com que é pressionado.
Dito isso, o processador Intel Core M não é muito poderoso para um produto tão caro. É o preço a se pagar pelas dimensões do laptop, que dispensou a ventoinha para refrigeração do aparelho em favor de um design mais fino.
O novo MacBook também utiliza apenas um input, uma entrada USB tipo C que servirá para todas as conexões, tanto USB, HDMI, VGA, etc. Há apenas um outro conector, que é uma entrada para headphones.

via olhardigital

sexta-feira, 20 de março de 2015

Xiaomi nega incluir software malicioso em seus smartphones


A Xiaomi, fabricante de smartphones chinesa que está chegando ao Brasil, se viu com uma situação incômoda nos últimos dias. Uma empresa de segurança digital chamada Bluebox publicou um texto acusando os produtos da companhia de virem com malware pré-instalado. A acusação acabou se mostrando errônea.

O que aconteceu, na verdade, é que a Bluebox acabou se enganando e analisou um produto falso da Xiaomi, fato que acabou sendo corrigido no texto original.

O artigo publicado inicialmente acusava a Xiaomi de incluir em seus celulares programas como Yt Service, um adware, PhoneGuardService, um trojan, e o AppStats, um spyware. Além disso, os aparelhos sairiam da caixa com root, um problema de segurança na mão de usuários desavisados.

No entanto, a Xiaomi respondeu publicamente que nenhum dos aparelhos vendidos por ela utilizava estes softwares maliciosos, muito menos saíam de fábrica com root. A explicação é simples: a Bluebox adquiriu um aparelho falsificado para fazer seus testes de segurança.

A companhia de segurança havia adquirido o produto em um lojista terceirizado, enquanto a Xiaomi só vende seus produtos diretamente para o consumidor na China, sem intermediários. Isso deveria ter levantado as suspeitas da Bluebox.

No fim das contas, foram enviadas várias fotos para a Xiaomi que confirmou que se tratava de uma cópia. O aparelho falso utilizava uma versão do MIUI (a modificação do Android usada nos aparelhos da empresa chinesa) adulterada com os aplicativos maliciosos.
Via Olhar digital

quinta-feira, 19 de março de 2015

Piratas do mundo todo terão acesso grátis ao Windows 10





Está confirmado pela Microsoft: qualquer pessoa no mundo que tenha uma cópia pirata do Windows 7 ou 8 poderá atualizar seu computador para o Windows 10 gratuita e legalmente. A empresa havia anunciado a medida para o mercado chinês inicialmente, mas afirmou que isso vale para toda a sua base instalada, legítima ou não.
Com esta medida, é possível que milhões de máquinas obtenham uma cópia gratuita do Windows 10, mesmo que a versão antiga do sistema não seja oficial. Ainda não ficou claro qual será a validade do benefício, que pode ser de apenas um ano.
A Microsoft tem um longo histórico de problemas com os softwares piratas. Steve Ballmer, ex-CEO da empresa, revelou em 2011 que apenas um usuário em cada dez tinha uma versão oficial do Windows na China. A Microsoft até vem tentando mostrar o impacto econômico da pirataria de software, mas a prática é vista como uma grande dificuldade a ser combatida em países como Brasil, Rússia, Índia e China.
Com o novo modelo de negócios, a empresa aponta para uma estratégia diferente, abrindo mão de uma parte das receitas (não totalmente porque a gratuidade tem tempo limitado) de vendas de licenças. O foco da companhia se voltou para a venda de serviços por assinatura, alavancando produtos como Skype, Office 365, entre outros. E, para isso, é importante que o maior número possível de pessoas estejam na plataforma mais recente, o Windows 10.

Via olhardigital

quarta-feira, 18 de março de 2015

Google começa a distribuir versão 5.1 do Android Lollipop


O Google confirmou nesta segunda-feira, 9, o lançamento da versão 5.1 do Android, ainda com o nome de Lollipop. A versão traz algumas novidades pequenas ao sistema operacional e começa a ser distribuída ainda nesta segunda.

Entre os destaques do próprio Google estão o suporte melhorado a múltiplos chips no mesmo celular, e algo chamado Device Protection (“Proteção de dispositivo”, em português). O recurso faz com que um dispositivo perdido ou roubado permaneça travado até que você faça o login com sua conta, mesmo que o ladrão faça o reset para as configurações de fábrica.

A empresa não é muito clara sobre este último recurso, no entanto. “A novidade estará disponível na maioria dos celulares e tablets Android vendidos com a versão 5.1, além do Nexus 6 e Nexus 9”. Isso quer dizer que se seu celular não saiu de fábrica com a versão mais recente do software, ele provavelmente não receberá o Device Protection.
Além disso, há recursos que permitem se conectar de forma mais rápida a redes Wi-Fi ou se conectar a dispositivos Bluetooth.

A atualização chega primeiro para os usuários do Nexus 6, da Motorola, que ainda não está disponível no Brasil. Os usuários deste aparelho devem receber a notificação para atualização em breve. Já os outros terão de esperar mais um pouco, como já é tradição na distribuição de updates do Android.
via google

terça-feira, 17 de março de 2015

5 coisas que a Apple não disse sobre os novos MacBooks


Os novos MacBooks da Apple, anunciados ontem, estão mais finos, com apenas 13,1 milímetros de espessura, têm tela retina e bateria que promete durar 9 horas. Os preços também mudaram - para mais, é claro: o notebook mais simples da nova gerçação chega ao Brasil por R$ 8.500.
Além disso, há informações que talvez você não saiba sobre a nova linha de MacBooks:
1 - Baixa resolução na câmera para Face Time 
A câmera FaceTime do novo MacBook tem resolução de 480p, a mesma da câmera frontal do iPhone 4. Com esta especificação, o recurso não oferece muita vantagem para uma tela como a do dispositivo, já que não é HD.

Reprodução

2 - Melhores alto-falantes estéreo
Segundo o site Mashable, o som do novo MacBook mostrou-se melhor quando comparado ao MacBook Air.

Reprodução

3 - O fim da entrada MagSafe
Os novos modelos de MacBooks vêm com uma nova entrada, a USB-C, que também reproduz dados de vídeos e transferências, deixando para trás as MagSafe e MagSafe 2.

Reprodução

4 - Você provavelmente irá precisar de um adaptador
A entrada USB-C pode ser uma benção ou uma maldição, pois ela permite que os novos modelos de MacBooks sejam extremamente finos. Porém, você precisa de um adaptador para conectar dispositivos como projetores, TVs ou leitores de DVDs com USB de tamanho normal. O adaptador deverá custar 79 dólares.

Reprodução

5 - O logotipo da Apple não é iluminado
O tradicional logotipo da maçã, nessa nova versão, não é iluminado como nas outras. Ele é metálico, assim como no iPad Air e iPad mini.

 Via Mashable












segunda-feira, 16 de março de 2015

Confira 7 imagens vazadas do novo preview do Windows 10


Vazaram imagens da mais recente build do Windows 10, a Windows 10 Enterprise x64 Technical Preview Build 10031. Nas fotos é possível visualizar detalhes como o menu Iniciar com traços de transparência, além de alterações na tela de login.
A Microsoft anunciou na semana passada que a próxima compilação do sistema vai incluir o Spartan, mas as imagens que apareceram ainda não mostram o browser. As mudanças são bastante sutis, confira:

Reprodução

Reprodução


Reprodução


Reprodução

Reprodução

Reprodução

Via ArsTechnica e WZor.Net







sexta-feira, 13 de março de 2015

Wikimedia processa governo dos EUA por causa da espionagem

A Wikimedia Foundation, entidade que administra a Wikipédia, se juntou a outras oito instituições para processar a NSA e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em razão dos programas de espionagem do governo.
Os casos revelados pelo ex-colaborador da NSA Edward Snowden em 2013 acenderam o sinal vermelho na fundação, que no ano seguinte iniciou uma conversa com a ACLU, entidade que luta pela preservação dos direitos civis e hoje representa os oito envolvidos no processo.
Para a Wikimedia, não é razoável que o governo tenha poderes para espionar as comunicações de qualquer cidadão sob pretexto de que busca por informações de segurança, já que muitas vezes essa vigilância só revela dados domésticos de pessoas que nada têm a ver com terrorismo.
“A Wikimedia é fundada nas liberdades de expressão, inquérito e de informação. Ao violar a privacidade dos nossos usuários, a NSA está ameaçando a liberdade intelectual que é fundamental para a capacidade que as pessoas têm de criar e entender o conhecimento”,escreveu Lila Tretikov, diretora-executiva da fundação.

via olhardigital

uTorrent instala minerador de Litecoin sem autorização de usuários

Usuários do uTorrent afirmaram que uma atualização do cliente está instalando sem conscentimento o Epic Scale, um minerador de Litecoin, moeda semelhante ao Bitcoin que  usa os ciclos de CPU do computador hospedeiro.

O uTorrent tem mais de 150 milhões de usuários e costuma oferecer aos usuários a instalação de softwares de terceiros durante as atualizações. Na teoria, caso não deseje baixar os arquivos, basta desmarcar as opções.

A ferramenta está sendo distribuída há algumas semanas, mas usuários começaram a reclamar de seus efeitos recentemente. Vários usuários afirmaram que, apesar de estarem sempre atentos à novas instalações, o arquivo foi adicionado silenciosamente. A desenvolvedora do Epic Scale diz que está investigando o assunto e oferece assistência e um cartão de US$ 20 aos usuários que tiverem detalhes adicionais.

"Reconheço que muitas pessoas estão relatando uma instalação silenciosa. Nós vamos resolver este problema com todos os nossos parceiros de distribuição e determinar o que está acontecendo", explica um funcionário da empresa.

Questionada, o a dona do uTorrent confirmou que o software está sendo distribuído com a atualização, mas negou que a ferramenta seja instalada sem permissão.

Via TorrentFreak

quarta-feira, 11 de março de 2015

Relógio da Apple será lançado em abril e chega a custar mais de R$ 30 mil


O relógio da Apple será lançado em 24 de abril por valores que podem sair mais altos que US$ 10 mil (cerca de R$ 30 mil) na versão Gold, em que há opções de acabamento em ouro 18 quilates.
A edição esportiva do relógio é feita de alumínio e chega em duas versões: uma de 38 milímetros por US$ 350, e outra de 42 mm por US$ 400. A versão em aço inoxidável varia entre US$ 550 e US$ 1.050 - depende da pulseira escolhida.
A companhia voltou a falar sobre o produto nesta segunda-feira, 9, quando detalhou uma série de aplicações do Apple Watch. De acordo com o Tim Cook, desde que o kit de desenvolvimento do relógio foi disponibilizado, em novembro, milhares de aplicações foram criadas, incluindo algumas que fazem bastante sucesso nos smartphones - como Shazam, Facebook, Instagram e Twitter.
A bateria aguenta 18 horas de uso, o que Cook chamou de "um dia inteiro". A recarga é feita por um pequeno dispositivo parecido com um ímã que gruda na traseira do relógio.

Via olhardigital

Bug no Facebook poderia apagar todas as fotos na rede social

Um pesquisador de erros em sistemas que se apresenta como Laxman Muthiyah descobriu um bug no Facebook que permitia a um usuário comum excluir qualquer foto de visualização pública na rede social. Laxman reportou o erro ao Facebook e recebeu a bolada de US$ 12,5 mil da equipe de Mark Zuckerberg através de um programa de recompensas. 

As alterações que o bug permitiam podiam ser feitas através do Facebook Graph API, que é uma interface de programação. Qualquer foto pública poderia ser apagada por usuários que tivessem acesso à plataforma por algum dispositivo móvel. 

Embora a correção por parte da rede tenha sido simples, isso foi um lembrete a Zuckerberg sobre quanto dano um pequeno erro pode causar, já que alguns fóruns na internet especulavam a possibilidade de apagar todas as fotos públicas do Facebook. O vídeo abaixo mostra em detalhes a descoberta de Laxman:

Acesse o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=trbriB_5qVA

Via Olhar Digital


quarta-feira, 4 de março de 2015

"Pai da internet" alerta: podemos ser apagados da História



Um dos “pais da internet”, Vint Cerf, que participou da criação do protocolo TCP/IP, alerta: historiadores do futuro terão grandes dificuldades de encontrar registros dos nossos tempos atuais.

Segundo ele, o século 21 está entrando no que ele chama de uma “Idade das Trevas digital”, que fará que boa parte do que a nossa sociedade produz e produzirá se perca para sempre pela incapacidade de guardar informação de um modo que seja acessível no futuro.

Cerf diz este é o novo foco de seu trabalho, com a meta de solucionar o problema que pode erradicar a história contemporânea.

“Eu me preocupo muito com isso. Nós já experienciamos coisas assim. Formatos velhos de documentos ou apresentações que criamos já podem não ser mais acessíveis na última versão dos softwares que usamos porque retrocompatibilidade não é sempre uma garantia”, lembra ele.

E ao longo de décadas e séculos, a tendência é só piorar. “Com o passar do tempo, nós teremos vastos arquivos de conteúdo digital que nós não sabemos do que se trata”, explica Vint Cerf.

Sua ideia para tentar solucionar o problema é armazenar cada software e cada hardware em uma espécie de museu digital armazenado em servidores na nuvem. Ele propõe que seja feita uma espécie de “raio X” do conteúdo, da aplicação, do sistema operacional e da máquina juntos para preservá-lo para o futuro, permitindo a recriação do passado no futuro.

Há um problema nessa proposta, porém. Uma empresa precisaria manter esse banco de informações, mas por quanto tempo? São raríssimos os casos de companhias que duraram mais de um século, então não há como garantir que qualquer interessado no presente será capaz de se manter operacional daqui a alguns séculos.

Cerf tem uma ideia de que seria possível transportar as informações de uma nuvem para outra, impedindo que o fim de uma empresa causasse também o fim do “museu”.

Via BBC


terça-feira, 3 de março de 2015

Empresa lança cartão de memória de 200 GB para smartphones

A SanDisk apresentou, nesse domingo, 1, o primeiro cartão microSD com 200 GB de espaço para armazenamento.

O produto é uma versão com 56% mais espaço da edição premium do Ultra microSDXC UHS-I, que antes contava com 128 GB. A empresa garante que o cartão transfere dados a 90 MB por segundo - seria o mesmo que enviar 1,2 mil fotos a cada minuto.

Compatível apenas com smartphones e tablets com Android, o produto será lançado globalmente no segundo trimestre deste ano pelo preço-base de US$ 400, algo em torno de R$ 1,1 mil.

Via: Olhar Digital

Nova falha de segurança afeta 13 versões do Windows


A empresa de segurança Symantec revelou a descoberta de uma nova vulnerabilidade que afeta 13 versões de Windows, incluindo as mais recentes. As versões afetadas são Windows Server 2003, XP, 2000, Vista, Server 2008, 7, Server 2008 R2, 8, 8.1, Server 2012, Server 2012 R2, RT e RT 8.1.

Apelidada de "Jasbug", a ameaça afeta principalmente as empresas, pois atua em computadores que sejam membros de um serviço de diretório ativo. Sendo assim, usuários domésticos não correm riscos se não estiverem configurados desta forma.

De acordo ainda com a empresa de segurança, para infectar os computadores, os cibercriminosos convencem o usuário a se conectar a uma rede controlada por eles. Por meio desse acesso, os atacantes executam códigos de forma remota, roubando dados ou instalando outros malwares na máquina.

Para se prevenir do Jasbug, as soluções podem ir desde a instalação de um patch já disponibilizado pela Microsoft até mesmo a configuração adicional por um administrador do sistema. No entanto, Windows Server 2003, XP e 2000 não receberão patch para a ameaça.

Via Olhar Digital