quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Criador das baterias de lítio desenvolve substituta à base de sódio

Pesquisadores da Universidade do Texas, ao lado do criador das baterias de íon-lítio, John Goodenough, estão trabalhando no desenvolvimento de baterias que funcionem com íons de sódio que sejam seguras e econômicas.


Se eles conseguirem usar o sódio no lugar de lítio, produzir baterias será muito mais econômico, pois é bem mais fácil encontrar o sódio na natureza, enquanto o lítio é raro e muito mais tóxico. Na verdade, já existem baterias de íons de sódio, mas elas não são comercializadas porque têm problemas na segurança, performance e peso, que ainda precisam ser ajustados.



As baterias, atualmente, são formadas por um anodo, um catodo e um eletrólito. As reações químicas que acontecem nos eletrólitos fazem com que os elétrons vão do anodo pro catodo. Goodenough afirma ter encontrado um material que pode ser usado para ser o catodo - e esse novo material é atóxico e barato.



"No núcleo dessa descoberta há uma estrutura básica do material que esperamos que vá encorajar pesquisadores a descobrir materiais melhores para o desenvolvimento das baterias de íon-sódio", afirmou Preetam Singh, um dos pesquisadores. "Acreditamos que nosso material oferece uma estrutura básica boa para o desenvolvimento de novos materiais que podem eventualmente transformar baterias do tipo em uma realidade comercial".

Ainda não há previsão de quando os consumidores terão acesso à novidade.

Via: OlharDigital

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fundador da McAfee começa a fazer campanha rumo à Presidência dos EUA



Conforme prometido na última quarta-feira, 9, John McAfee, criador da plataforma de segurança que leva o seu nome, oficializou a intenção de se tornar presidente dos Estados Unidos.

McAfee será candidato nas eleições de 2016 pelo Cyber Party, que defende a privacidade e o uso “correto” da tecnologia pelo governo. “Há um desentendimento fundamental sobre o papel da tecnologia nos Estados Unidos”, afirma o partido. “Invadir a sua privacidade não protege sua liberdade.”

“A tecnologia transformou quase todos os aspectos da nossa sociedade. Da educação ao transporte, mídia, energia, dificilmente existe uma indústria que tenha se mantido intocada pela tecnologia moderna. A maior exceção tem sido o governo federal. O objetivo do Cyber Party é bem simples: queremos acelerar a taxa de adoção das novas tecnologias pelo governo federal sem sacrificar a liberdade e a privacidade americana”, explica o partido.

McAfee já abriu um espaço para que as pessoas possam entrar na campanha como voluntárias e outro para quem deseja fazer doações via PayPal.

Via: OlharDigital

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Microsoft e governo dos EUA se enfrentam nos tribunais



Nesta quinta-feira, 10, a Microsoft e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos se enfrentam nos tribunais americanos. Os EUA exigem, por meio de um mandado de Justiça, que a Microsoft forneça dados de uma conta de e-mail de um usuário envolvido em uma investigação sobre tráfico de drogas que estão armazenados na Irlanda. A Microsoft diz que os EUA não podem exigir acesso a servidores que estão além de suas fronteiras.

O argumento da empresa é de que, se os Estados Unidos podem expedir uma ordem judicial para ter acesso a dados armazenados em outros países, significa que o mesmo pode acontecer em reverso. "Estaríamos loucos se a China pudesse vir aqui fazer a mesma coisa. Por quê? Porque é uma questão de soberania", explicou Joshua Rosenkranz, advogado da Microsoft.

Durante a audiência, o advogado do Departamento de Justiça, Justin Anderson, admitiu que outros países também podem ter direito a acessar dados sigilosos armazenados nos EUA. Por essa lógica, a juiza Susan L. Carney, sugeriu um cenário em que um tribunal na Alemanha exige que uma empresa alemã libere acesso a e-mails de um data center localizado em território americano.

"Não deveríamos nos preocupar com isso?", questionou a juiza. "Essa é a norma internacional", respondeu o advogado do governo. Rosenkranz, em nome da Microsoft, argumentou que infringir a soberania de outro país e ainda abrir esse tipo de precedente é o mesmo que criar um "cada um por si global".

Via The Wall Street Journal


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Anatel impõe novas regras de direitos do consumidor para operadoras


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabeleceu nesta quinta-feira, 10, novas regras para as operadoras de telefonia que devem beneficiar os clientes. 

Uma das mudanças está no atendimento dos "combos" (ofertas conjuntas), que deverá passar a ser feito em um mesmo canal para todos os serviços do pacote contratado.

O setor de “Atendimento Presencial“ deve estar capacitado para atender todos os serviços e modalidades da região. O tempo de espera, nesse caso, não poderá ultrapassar 30 minutos e dependerá da entrega de senhas.

A Anatel também estabeleceu que as companhias de telefonia fixa devem ter pelo menos um local de atendimento que permita que o consumidor registre e encaminhe suas demandas. As operadoras precisam ainda atender a todas as pessoas que forem aos estabelecimentos relacionados, sendo que ele pode ser feito por terminais eletrônicos ou por registro de protocolo.

Para monitorar a implantação e o cumprimento dos termos no prazo previsto, a Anatel criará grupo específico, e caso alguma regra seja descumprida, a multa poderá alcançar o valor de R$ 50 milhões.

Em março de 2016, duas novas regras entrarão em vigor: um campo "mensagens importantes" na cobrança mensal e um aviso que diga quanto o consumo do consumidor se aproxima da franquia contratada. Essa última regra não será válida para empresas de pequeno porte.

Via: OlharDigital

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Caixa acústica da Samsung reproduz áudio em 360 graus


A Samsung anunciou nessa quinta-feira, 10, o Wireless Audio 360, uma caixa acústica sem fio que projeta seu som em 360 graus, o que permite que o usuário tenha uma experiência completa do som independente de sua localização em relação ao produto.


Reprodução
Para obter essa característica 360°, a empresa sul-coreana usou uma tecnologia chamada Ring Radiator, que propaga o som em todas as direções com equilíbrio entre tons agudos e graves.  

O aparelho também tem a capacidade de se conectar com dispositivos móveis ou televisões por meio de Wi-Fi ou Bluetooth, permitindo a reprodução de serviços de streaming de música.


Reprodução



Com design que permite que ele também seja usado como objeto de decoração, o Wireless Audio 360 deve chegar no Brasil em outubro. Disponível nas versões preta e branca, ele deverá custar R$ 2.199.

Via: OlharDigital



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Microsoft cria versão própria do Linux

Windows e Linux


A Microsoft anunciou, nesta sexta-feira (18), sua própria distribuição do Linux. A Azure Cloud Switch é descrita pela empresa como um "sistema operacional modular multi-plataforma para redes de data center construído no Linux". O objetivo é usá-la na infraestrutura de redes de companhias de grande porte. 

No blog oficial da Microsoft, Kamala Subramaniam, arquiteta principal da Azure Networking, escreve que o novo sistema “permite depurar, corrigir e testar erros de software de maneira muito mais rápida".

Outra vantagem do Azure Cloud Switch é que ele traz melhorias para o gerenciamento de switches em um datacenter, já que aparelhos com Apache seriam identificados pela interface do Azure como um servidor com Windows. Isso minimiza o trabalho necessário para lidar com essas máquinas, melhorando a eficiência da Microsoft nesse segmento corporativo.

Dona do Windows, um sistema operacional proprietário, a Microsoft sempre rivalizou, no mercado de consumo, com distribuições do Linux, como o Ubuntu, Mint ou Debian. Todos esses sistemas são de código aberto.
Sob o comando de Satya Nadella, a Microsoft adotou uma postura mais aberta nos últimos anos. O primeiro sinal disso foi o lançamento do Office para iPads e aparelhos com sistema Android. Essa postura foi mantida, com o lançamento do Windows 10 como um update gratuito. Um engenheiro da empresa chegou a afirmar até mesmo que o código do Windows poderia, um dia, ser aberto.

Via: www.uol.com.br

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jogadores poderão testar o Windows 10 no Xbox One a partir deste mês


O novo dashboard do Xbox One, que será equipado com Windows 10, tem previsão de lançamento para novembro, mas alguns felizardos terão a oportunidade de testá-lo antes disso. A Microsoft vai convidar membros do seu Xbox Preview Program instalarem o novo software para receber feedbacks a partir deste mês.

O dashboard vai trazer uma interface nova, em que será possível fazer coisas como checar a lista de amigos, começar uma festa e mudar o sistema de configurações muito mais rápido e sem sair do jogo. Ele também terá compatibilidade com mais de 100 títulos do Xbox 360. 

A ideia da Microsoft é começar com um pequeno grupo de membros do Preview. A empresa escolherá primeiro aqueles que tenham enviado mais sugestões e comentários sobre o Xbox One. Com o passar do tempo, mais jogadores serão convidados a conhecer o software.
Os convites serão enviados via mensagens do Xbox Live e os usuários poderão escolher se querem ou não fazer parte dos testes, enquanto ainda recebem atualizações "regulares" do preview. 

Via TheVerge

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ataque exibe falsa "tela azul da morte" para roubar dados do usuário


Pesquisadores da empresa de segurança Malwarebytes descobriram um golpe que exibe ao usuário uma falsa tela informando que o computador está seriamente comprometido. Conhecida como "tela azul da morte', a fraude foi encontrada em setembro e usa o mesmo texto padronizado do original. 


Reprodução

A mensagem de alerta do "BSOD: Erro 333" e pede para que o usuário realize uma ligação para um técnico da Microsoft, evitando a perda de dados. O aviso traz ainda um código de localização, que deve ser repassado quando o "técnico" atender para iniciar o acesso remoto e a resolução do problema.


Ao tentar sair da página, o usuário se deparava com um alerta que forçava que clicasse em algum botão, avisando que havia risco ao sistema de segurança. Se o JavaScript estivesse ativo, os criminosos poderiam atacar a máquina.

O que fazer?
Diante da impossibilidade de sair da página, a MalwareBytes aconselha o usuário a iniciar o gerenciador de tarefas do Windows pelo teclado para encerrar a página.

Via:OLhardigital



terça-feira, 15 de setembro de 2015

Prótese inteligente aprende com erros e ajusta movimentos do paciente


Pesquisadores da Escola Politécnica Francesa desenvolveram um sistema que controla membros artificiais que consegue aprender com seus erros e melhorar os movimentos o usuário. A técnologia de interface cérebro-máquina (IMC, em inglês) usada atualmente já permite o controle de membros artificiais por meio de eletrodos ligados ao cérebro. Com eles, o paciente pode controlar por pensamento braços e pernas.
O método, no entanto, é trabalhoso, exige esforços do autor e pode não funcionar com todos os pacientes. 

De acordo com José Millán, um dos responsáveis pelo projeto, muitas vezes o processo de envio das ondas cerebrais não acontece perfeitamente, resultando em um sinal elétrico ruim. O sistema criado pelos pesquisadores usa os sinais de erros para ensinar a máquina. Quando detecta que a ação não foi bem sucedida, o programa ajusta os movimentos. Por exemplo, ao tentar pegar um objeto, a tecnologia ajusta a precisão para que ele seja alcançado. 

"Esta nova abordagem poderia ser a origem de uma nova geração de próteses inteligentes, capazes de aprender novos movimentos. Na verdade, é teoricamente possível que ela aprenda e dominae rapidamente uma infinidade de movimentos motores, mesmo os mais complexos", explica Millán.

Via Discovery

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pesquisadores identificam mais de 127 mil apps maliciosos para Android


Uma equipe de pesquisadores de segurança em smartphones criou um scanner de aplicativos que identificou mais de 127 mil aplicativos nocivos disponíveis para download no Google Play e demais lojas que disponilizam utilitários para o sistema operacional Android.

O scanner, apelidado de "MassVet" avaliou mais de 1,2 milhões de aplicativos disponíveis para download em cerca de 33 lojas online em todo o mundo – isso inclui downloads de aplicativos que são para Android, mas estão fora da grade do Google Play. 

Ao todo, foram 127.429 aplicativos que apresentaram comportamento potencialmente nocivo, incluindo coleta de dados agressiva do usuário e envio de listas de contatos e fotos sem o consentimento do usuário. 

Embora pareça um número grande, o total de aplicativos maliciosos corresponde a menos de 1% do universo de utilitários disponibilizados para download em smartphones de diversas plataformas e sistemas operacionais.

Via OlharDigital.com.br

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Veja como ativar o WhatsApp no seu computador

Agora o WhatsApp funciona no PC. A possibilidade era um pedido antigo dos usuários que finalmente foi atendido. No entanto, o modo de utilização do serviço não é muito óbvio. Por este motivo, fizemos um passo-a-passo ensinando a utilizá-lo.

Antes de tudo, saiba que é necessário manter o seu celular conectado na internet para poder utilizar o WhatsApp pelo computador; se qualquer coisa acontecer que impeça o aparelho de se manter conectado, como, por exemplo, acabar a bateria, não será possível conversar com seus contatos pelo PC.

Outra ressalva é que, por enquanto, não é possível fazer isso se você tem um iPhone. Apenas Android, Windows Phone e BlackBerry têm o suporte por questões de limitações técnicas da Apple.

Agora, vamos ao passo-a-passo:

1) Entre no site. Basta entrar em http://web.whatsapp.com pelo Google Chrome (nenhum outro navegador funciona por enquanto)

2) Pegue seu celular e abra o WhatsApp.

3) Tanto no Windows Phone quanto no Android, pressione os três pontinhos que representam o Menu e entre em “WhatsApp Web”


Reprodução

4) Em seguida, com o Chrome aberto na tela do seu computador, aponte a câmera para o QR Code. Basta encaixar o código na tela do computador no quadrado na câmera.
Reprodução

5) Agora é só usar o aplicativo no computador. Se você mantiver a opção “Mantenha-me conectado” ativada, você não precisará realizar este passo neste computador nunca mais. Se quiser, você pode realizar o mesmo procedimento em outros PCs.


Reprodução

Via OlharDigital