terça-feira, 5 de maio de 2015

Que coisas vergonhosas estão no seu histórico do Google? Baixe e descubra

Google no papel

Desde 2011, o Google vem expandindo a ferramenta Takeout para você baixar as informações que forneceu à empresa. Isso inclui mensagens do Gmail, arquivos do Drive e até seu finado perfil do Orkut.

Segundo o VentureBeat, o Google não avisou, mas desde janeiro você também pode baixar seu histórico de pesquisas na web. É assim que funciona.

Não tem segredo: basta ir em history.google.com, clicar na roda dentada, depois em “Fazer o download”. Surgirá um aviso para você tomar cuidado com esses dados, e o botão “Criar arquivo” – clique nele e seu histórico será enviado por e-mail.

Google - baixar historico


Google - baixar historico (2)


Espere um pouco, e o histórico chegará na forma de um link para o Google Drive. Trata-se de uma pasta zipada e cheia de arquivos JSON, um formato de dados que pode ser usado em diferentes linguagens de programação.



Google - baixar historico (5)



Google - baixar historico (5)






Google - baixar historico (6)


Outros buscadores – como o Bing – ainda não permitem que você importe esses dados. Mas você pode abri-los com o Bloco de Notas no Windows, e reviver buscas estranhas que você fez no passado. Meu primeiro arquivo já começa assim:


Google - baixar historico (7)


Google - baixar historico (3)







Google - baixar historico (4)

Você pode até desativar esse histórico: clique na engrenagem, “Configurações” e desative a opção “Suas pesquisas e atividades de navegação”. Vale lembrar que isso pode limitar recursos do Google Now, Maps e da própria busca.

E se você estiver interessado em baixar outras coisas do Google – vídeos do YouTube, compromissos do Agenda etc. – visite google.com/takeout.

Você também pode fazer download de seus dados no Facebook seguindo estas instruções, e até mesmo baixar seu catálogo de tweets. As informações são suas, mas você continua sendo o produto. [VentureBeat via CNBC]

Via: OLharDigital









Nenhum comentário:

Postar um comentário