segunda-feira, 20 de julho de 2015

Computador da IBM consegue perceber o temperamento do seu texto


Quem nunca escreveu alguma coisa que foi interpretada de outra forma e acabou gerando uma discussão? A IBM está colocando o poder de seu supercomputador o Watson para determinar qual é o verdadeiro sentimento por trás da pessoa que escreve um e-mail, evitando situações incômodas.
A empresa revelou o Tone Analyzer (tradução: analisador de tom), que usa análise linguística baseada na nuvem para determinar se um e-mail que você escreveu realmente soa tão nervoso, agressivo, feliz ou triste quanto você realmente gostaria que ele fosse.
O recurso experimental permite examinar cada palavra em um texto e aplicar uma cor baseada em três dimensões de análise: emocional, social ou estilo de escrita. No tom emocional, o Watson analisa o texto em três itens: ira (incômodo, hostilidade, agressão, mágoa, frustração e raiva), alegria (prazer, otimismo, contentamente, inspiração felicidade) ou negatividade (medo, nojo, desespero, culpa, rejeição e humilhação), que variam de acordo com as palavras escolhidas.
Na esfera social, o sistema usa o conceito do “Big Five” da psicologia para encaixar o texto em cinco categorias: neuroticismo, extroversão, escrupulosidade, amabilidade e abertura para a experiência. O critério final, o estilo de escrita, leva em consideração quão analítico, confiante ou experimental é o texto. O primeiro leva em consideração o raciocínio e atitude analítica, o segundo demonstra um grau de certeza mostrado por um indivíduo, enquanto o terceiro demonstra inibição.

Via: Olhardigital

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