terça-feira, 11 de agosto de 2015

Windows 10: tudo o que você precisa saber sobre o upgrade grátis


O Windows 10 começa a ser liberado a partir de amanhã, 29, para 1 bilhão de aparelhos, mas ainda há muitas dúvidas sobre tudo que envolve o novo sistema operacional da Microsoft. A seguir estão as respostas para as perguntas mais comuns sobre o novo Windows para PCs:


Quando sai?
29 de julho de 2015.


Quanto custa?
Se você tiver o Windows 7 ou 8.1 e aceitar a atualização até o dia 29 de julho de 2016, nada. Se quiser fazer depois disso, terá que pagar por uma licença, cujo valor em reais ainda não foi divulgado pela Microsoft. 

Mas é de graça mesmo? Sem pegadinhas? Tem certeza? Jura? Não é golpe? 
A Microsoft promete e garante que não há nenhuma pegadinha. Quem aceitar a oferta no prazo terá o Windows 10 para sempre naquele computador, sem nenhuma cobrança adicional. Sem cobranças mensais ou anuais. Não se trata de um trial que exige que você pague ao fim de um ano.

E se meu computador com Windows 10 der problema depois de um ano, quando a oferta não valer mais? Posso reinstalá-lo de graça?
Sim. Depois que você fizer a atualização, a Microsoft reconhece que o seu computador tem acesso ao Windows 10 de graça. Você pode reinstalá-lo naquela máquina quantas vezes você preferir.

Tenho que voltar para o Windows 7 ou 8.1 se eu formatar meu PC depois de instalar o Windows 10?
Não.

Como posso fazer isso?
Haverá duas opções de reinstalação do Windows 10. A primeira é realizar a restauração de fábrica, que limpa as configurações da máquina, mas não é tão radical. A outra é a formatação tradicional, usando uma mídia USB ou DVD. As duas serão possíveis.

Comprei/Montei um computador novo. Posso aproveitar minha licença do Windows 10 na nova máquina?
Não. A oferta gratuita da Microsoft é vinculada ao hardware, e não ao usuário. Mas se você comprou um PC com Windows 7 ou 8.1 antes de 29 de julho de 2016, pode fazer o update gratuito também.

Tenho mais de um computador em casa. Posso instalar o Windows 10 em todos eles?
Sim, a oferta é vinculada ao hardware, não ao usuário. Isso significa que você pode aproveitar a promoção gratuita (enquanto ela durar) em todas as suas máquinas.


Do que eu preciso para rodar o Windows 10?
  • Windows 7 com o Service Pack 1 (SP1) ou Windows 8.1 com Update 2 
  • Processador ou system-on-chip de 1GHz. As versões de 64 bits do Windows 10 necessitam de um processador que suporte CMPXCHG16b, PrefetchW, e LAHF/SAHF.
  • 1 GB de RAM para o sistema de 32 bits e 2 GB para o sistema de 64 bits.
  • 16 GB de espaço em disco para o sistema de 32 bits, ou 20 GB para o sistema de 64 bits.
  • GPU compatível com DirectX 9 ou superior. Alguns aplicativos e jogos requerem DirectX 10 ou superior para um desempenho melhor
  • Resolução de tela mínima de 1024x600
Aceitei a notificação para reservar a atualização gratuita. E agora?
Se você aceitou o aplicativo Get Windows 10, espere o dia 29 de julho. A Microsoft deve oferecer as instruções detalhadas para instalação quando o sistema for liberado.


Desisti de instalar o Windows 10 mas já reservei a atualização. E agora?
  • Clique com o botão direito do mouse no ícone do Get Windows 10 ou no ícone do Windows localizado na extremidade direita da barra de tarefas.
  • Selecione "Check your upgrade status" (Verificar seu status de atualização)
  • Selecione "Cancel reservation" (Cancelar reserva)
Não recebi a notificação para reservar o Windows 10. E agora?
Há alguns possíveis motivos para isso acontecer.
  • Seu dispositivo não estiver executando o Windows 7 SP1 ou o Windows 8.1 Update 2.
  • Você estiver executando uma versão Enterprise do Windows que não está qualificada para esta oferta.
  • As atualizações automáticas do Windows não estiverem habilitados em seu dispositivo.
  • Seu dispositivo não atender aos  requisitos mínimos do sistema.
  • Seu dispositivo não estiver conectado à Internet.
  • Seu dispositivo estiver qualificado, mas a Microsoft ainda está trabalhando em outras atualizações, como a obtenção de um novo driver.
Pode ser que seu aparelho se encaixe na última opção. Vale a pena esperar um pouco mais.

Terei algum problema de compatibilidade se instalar o Windows 10?
A Microsoft diz que não deve haver problemas de incompatibilidade de aplicativos ou periféricos com o novo sistema. No entanto, há uma forma de verificar. Existe uma ferramenta chamada “Upgrade Advisor” no aplicativo Get Windows 10. Ele permite verificar incompatibilidades e oferece sugestões de soluções para possíveis problemas. Para isso...
  • Abra o aplicativo Get Windows 10, que se encontra na extremidade direita da barra de tarefas.
  • Clique no ícone de Menu.
  • Clique em Check your PC (Verificar seu PC).
Eu perco algum recurso instalando o Windows 10?
Sim, alguns recursos das versões anteriores do Windows serão perdidos. Nenhum deles era fundamental, mas, sim, algumas coisas serão deixadas para trás.
  • Fim do Windows Media Center, inexistente na versão 10.
  • O jogo “Copas” também será extinto, enquanto “Campo Minado” e “Paciência” serão reformulados.
  • Os gadgets do Windows, complementos do desktop que exibiam informações como a previsão do tempo, também não existirão mais.
  • Quem ainda usa leitores de disquetes via USB precisará baixar novos drivers para que o dispositivo funcione no Windows 10.
  • Será necessário um software externo para assistir a DVDs no Windows 10

Tenho o Windows 8 (e não o 8.1). Posso fazer o upgrade direto?
Não. É necessário antes fazer a atualização grátis para o Windows 8.1 e depois pensar em avançar para o 10.

E os meus arquivos? Eu perco algum deles com o Windows 10?
Só se você quiser. Na hora de fazer a atualização a Microsoft vai perguntar se você quer limpar o HD antes de instalar, ou se pretende manter seus arquivos. Cuidado para não fazer a escolha errada e perder tudo sem querer.

Qual versão do Windows 10 eu receberei?
As tabelas abaixo explicam bem as equivalências de versões:

Reprodução
Se eu não gostar, eu posso voltar atrás para a versão antiga do sistema?
A Microsoft diz que sim, isso será possível, mas não dá muitos detalhes de como fazê-lo. É recomendável criar uma mídia de recuperação antes de migrar por conta própria para o caso de não gostar do Windows 10.


Meu Windows é pirata. Posso atualizá-lo?

A empresa promete ofertas especiais para quem estiver em situação irregular, mas não deve oferecer uma atualiazação gratuita. A Microsoft é bem vaga em relação a este assunto.

Tenho o Windows 10 Preview instalado no PC. Terei acesso à versão final do sistema?

A Microsoft finalmente explicou a situação.


Cenário 1: Você tem a versão de Preview do Windows 10 e quer permanecer um Insider
Se você quiser continuar colaborando com o programa de testes da Microsoft, você terá uma cópia legítima do Windows 10, e continuará recebendo updates antes de todo mundo. É como se usasse eternamente uma versão beta do Windows, tendo acesso às novidades antes do público geral, mas também correndo mais riscos de encontrar bugs inesperados, problemas de incompatibilidade, e etc.

Cenário 2: Você atualizou seu PC com Windows 7 ou 8.1 para o Preview do Windows 10 sem formatar seu PC, mas quer sair do programa de Insider
Assim que o Windows 10 chegar à sua versão final, você irá recebê-la. Se você decidir optar a versão normal do sistema e deixar de receber updates de teste, você pode. Se sua versão do Windows 7 ou 8.1 era genuína, ela continua genuína com o Windows 10.

Ou seja: a oferta de atualização grátis do Windows 7 ou 8.1 também vale para quem fez a atualização do Windows 10 Preview pelo caminho oficial. Se você formatou sua máquina e instalou o W10 por uma imagem ISO, a sua situação fica mais difícil.
Cenário 3: Você formatou seu PC e instalou o Preview do Windows 10, mas quer sair do programa de Insider
Enquanto você fizer parte do programa de Insiders, você continuará recebendo atualizações de preview, como descrito no Cenário 1, e continuará com uma edição genuína do sistema. Se optar por sair do programa e parar de receber estas atualizações de testes, estas versões irão expirar, e a Microsoft irá notificá-lo para adquirir uma licença genuína do Windows 10 para continuar utilizando, ou solicitar que você reinstale uma versão anterior do sistema.



Via: OlharDigital


Nenhum comentário:

Postar um comentário