quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aplicativos acabam com a longa espera nas filas

Resultado de imagem para filas


Pelo jeito brasileiro não gosta MESMO de fila. Mas, às vezes, é inevitável. Difícil escapar – seja em um banco ou no restaurante. Se a tecnologia já melhorou tanta coisa no nosso dia a dia – de transportes a acomodações – chegou a hora de deixar as quase insuportáveis filas um pouco menos chatas; e, ao mesmo tempo, mais produtivas. 


Aplicativos prometem transformar a experiência nas filas em diferentes ocasiões. Por enquanto, o foco principal são bares e restaurantes. Nesses locais, muitas vezes a fila de espera é o primeiro contato do estabelecimento com o cliente. E se a experiência for negativa, provavelmente ninguém volta. Alguns empresários ainda acreditam que a quantidade de pessoas na porta indica qualidade e atraí mais consumidores. Pelo que a gente ouviu há pouco, não é o que parece. 

As soluções não chegam a eliminar filas, mas oferecem ao estabelecimento uma ferramenta de gerenciamento mais inteligente da espera. Para o consumidor, a vantagem é não ter que ficar ali, parado, esperando em frente ao restaurante sem saber quanto falta para sua mesa ficar disponível. Neste app, depois de deixar nome e telefone com a hostess, o cliente recebe um SMS informando que está acompanhando aquela fila através do aplicativo e, enquanto espera, pode fazer o que bem entende do seu tempo. 

Baseada na web, esta outra ferramenta funciona de maneira bastante similar. O usuário pode acompanhar sua posição na fila em tempo real e quando for sua vez de sentar recebe um aviso no celular. Para o restaurante, além da hostess ter um trabalho mais organizado e evitar tumultos na porta, as informações coletadas dos clientes criam uma base de dados com análise feita em tabelas e gráficos para, aí sim, diminuir as filas e consequentemente o tempo de espera dos clientes. E nada de mesas vazias.

Neste aplicativo, o mapa interativo exibe diversos estabelecimentos – de lojas a lanchonetes. Ao clicar em qualquer um deles, o tempo de espera é exibido. Neste caso, as informações são atualizadas por meio de um sistema colaborativo; os próprios usuários no local informam o tamanho da fila e o tempo de espera. O Waze começou assim... 

Fora um pouco do mundo gastronômico, uma solução um pouco mais complexa permite que qualquer estabelecimento conheça um pouco melhor sua fila – como horários de pico e tempo médio de espera – antes de tomar uma decisão para agilizar o atendimento. Com sensores biométricos embarcados e um par de câmeras, o dispositivo analisa a imagem em tempo real, processa as informações e envia a análise para o gestor da empresa. 

Tempo é dinheiro. Se esse tipo de feedback fosse feito manualmente, provavelmente uma decisão importante poderia ser tomada tarde demais. Além de automatizar a análise, os sensores oferecem informações valiosas para a administração do estabelecimento, como sexo e faixa etária de quem entra na loja, tempo gasto dentro do local até o número de pessoas e conversão de vendas. Com este tipo de solução, a empresa pode desde melhorar sua imagem, como também controlar o fluxo de pessoas a agilidade no atendimento nos caixas.

E você, gosta de filas? Ou também não suporta esperar?! Deixe seu comentário e aproveite para conhecer e baixar esses aplicativos que prometem deixar as filas um pouco menos chatas. Os links estão logo abaixo do vídeo desta matéria no nosso site. Confira... seu tempo é precioso!.

Via: OlharDigital


Nenhum comentário:

Postar um comentário