A Wikimedia Foundation, entidade que administra a Wikipédia, se juntou a outras oito instituições para processar a NSA e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em razão dos programas de espionagem do governo.
Os casos revelados pelo ex-colaborador da NSA Edward Snowden em 2013 acenderam o sinal vermelho na fundação, que no ano seguinte iniciou uma conversa com a ACLU, entidade que luta pela preservação dos direitos civis e hoje representa os oito envolvidos no processo.
Para a Wikimedia, não é razoável que o governo tenha poderes para espionar as comunicações de qualquer cidadão sob pretexto de que busca por informações de segurança, já que muitas vezes essa vigilância só revela dados domésticos de pessoas que nada têm a ver com terrorismo.
“A Wikimedia é fundada nas liberdades de expressão, inquérito e de informação. Ao violar a privacidade dos nossos usuários, a NSA está ameaçando a liberdade intelectual que é fundamental para a capacidade que as pessoas têm de criar e entender o conhecimento”,escreveu Lila Tretikov, diretora-executiva da fundação.
via olhardigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário