domingo, 31 de maio de 2015

Atualização do Chrome separa de vez dados de navegação de usuários


O Google liberou uma atualização que pretende melhorar a utilização do Chrome em computadores compartilhados por diversas pessoas, separando definitivamente os dados de navegação.
Clicando em 'Você' no canto superior da janela do navegador, o usuário terá acesso à opção 'Fazer login no Chrome'. Ali é possível fazer login e acessar guias, favoritos e histórico que ficam sincronizados na conta Google.

Reprodução

Par alterar usuário em um dispositivo compartilhado, basta clicar em 'Mudar pessoa'. Um novo modo convidado também permite que se utilize o browser sem ter acesso a dados confidenciais. Depois de fechar as guias, a informação de navegação é automaticamente excluída. A opção pode ser acessada em 'Você' (ou o nome do usuário logado), 'Mudar pessoa' e 'Navegar como convidado'.



Reprodução

Via olhardigital

sexta-feira, 29 de maio de 2015

HTTP vai ser atualizado pela 1ª vez em 16 anos


Dezesseis anos após sua última atualização, o HTTP finalmente receberá mais uma modificação. A versão HTTP/2 foi finalizada nesta semana, segundo o presidente do grupo de trabalho sobre o assunto na IETF, Mark Nottingham, e agora basta que passe por processos editoriais do RFC para ser publicado, criando um novo padrão para a internet.

A versão atual do HTTP, sigla em inglês para Protocolo de Transferência de Hipertexto, é a 1.1, que foi lançada em 1999. Desde então não houve atualizações, conforme explica o The Next Web.

Com o HTTP/2, será implementada uma série de benefícios, como carregamento mais rápido das páginas, conexões mais longas e itens que chegam mais rapidamente. O protocolo usará as mesmas APIs do HTTP atual, mas com várias novas ferramentas.

O novo padrão foi baseado no protocolo SPDY do Google, que é usado hoje em algumas tecnologias para manipular o tráfego de dados e diminuir a latência e aumentar a segurança, fazendo com que as páginas sejam carregadas mais rapidamente. O Google, aliás, avisou recentemente que tornaria o Chrome totalmente compatível com o HTTP/2.

O navegador da gigante de buscas, assim como o Firefox, já pode ser usado por desenvolvedores para testar a novidade. Não se sabe ao certo quanto tempo levará para que o HTTP seja atualizado, mas não deve demorar.

Via olhar Digital

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Visa vai rastrear clientes pelo smartphone para evitar fraudes com cartões


Os bancos costumam bloquear o uso de seus cartões quando o usuário está no exterior para evitar fraudes. Isso protege tanto quanto irrita, porque quem se esquece de avisar a empresa de que viajará pode passar apuros quando descobre que está sem crédito.

A Visa anunciou a oferta de uma tecnologia para bancos que permite acompanhar a localização dos clientes através de seus smartphones para evitar essa situação. A partir de abril, a empresa disponibilizará um aplicativo que fará um monitoramento constante para saber se o cartão, quando usado, está junto com o dono.

Como no exterior as pessoas geralmente não passam o tempo todo conectadas, a Visa explica que basta acessar a internet via Wi-Fi de vez em quando para que o aplicativo descubra a sua localização.

Para aqueles que estão preocupados com privacidade, vale ressaltar que a novidade é totalmente opcional. Mas é bom lembrar também que as empresas já acompanham a localização dos clientes através do uso dos cartões.

O sistema entrará em funcionamento primeiro nos Estados Unidos e ainda não há informações sobre possibilidade de expansão.

Via Olhar Digital

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Óculos de realidade virtual no futebol? Melhor não


Os óculos de realidade virtual vão dando as caras no mercado. O Oculus Rift, por exemplo, que é controlado pelo Facebook, tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2016. Enquanto a tecnologia não chega ao público, as empresas testam suas diversas finalidades.


Um recente experimento, na Noruega, abordou o potencial de entretenimento do dispositivo aliado ao esporte. Uma emissora de TV organizou partida de futebol em que todos os jogadores - até mesmo o juiz - entraram em campo com óculos de realidade virtual, tendo apenas uma projeção aérea do campo. O resultado não poderia ser pior: os jogadores ficaram completamente desorientados.

Assista ao vídeo abaixo, que integra uma reportagem da TV norueguesa:




Via OlharDigital

terça-feira, 26 de maio de 2015

11 carros do Google já estiveram em acidentes; todos por culpa humana


A Associated Press divulgou uma reportagem informando sobre quatro acidentes que ocorreram na Califórnia envolvendo carros autônomos, acrescentando que o Google esteve em três deles. A própria empresa resolveu se pronunciar e deu um número ainda maior: já houve 11 acidentes com seus carros que dispensam motoristas.

Com o pronunciamento, o Google queria esclarecer como andam seus testes e garantiu que ninguém se machucou nos acidentes, além de ressaltar: em nenhum dos casos a máquina teve culpa pelo que ocorreu.

Sete dos acidentes foram causados porque outros carros atingiram a traseira dos que pertencem ao Google, outros dois foram colisões laterais e o último só aconteceu porque o outro veículo ultrapassou o farol vermelho.

A companhia enfatizou que seus algoritmos são estatisticamente menos propensos ao erro e mais atenciosos que os humanos. Além disso, o comportamento errático do humano tem ajudado os algoritmos a ficar ainda mais apurados, tornando os carros do Google cada vez mais seguros.

Via: OharDigital

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Google suspende serviço após "urinada" no logo da Apple


O Google decidiu suspender o Map Maker, serviço que permite a qualquer pessoa contribuir para o Google Maps, depois do mascote do Android urinando no logotipo da Apple. A empresa confrmou que a ofensa surgiu a partir da ação de um usuário, o que levantou questões sobre políticas de avaliação do Map Maker.

A moderação do Maps é feita por colaboradores do Google e revisores (usuários confiáveis), mas é evidente que a configuração tem falhas. A empresa diz que está desenvolvendo um novo sistema de moderação, sendo que as contribuições públicas estão suspensas por ora.

A medida vai entrar em vigor a partir de 12 de maio. Embora se trate de uma "situação temporária", a empresa admitiu que a correção vai levar mais do que alguns dias.

Via Google. 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Testado o repetidor WiFi da TP-Link


Toda casa tem aquele cantinho onde o WiFi não chega de jeito nenhum. A ideia dos repetidores é justamente levar a rede sem fio para estes locais, sem que seja necessário passar fios de um cômodo para o outro. Um dispositivo WiFi conecta-se à sua tomada e “repete” o sinal do roteador, expandindo seu alcance. E o TL-WA850RE - ou “Repetidor WiFi Universal 300Mbps” é a versão da TP-Link para essa solução. Veja a seguir o que achamos dela:

Apresentação
O repetidor da TP-Link vem em uma caixinha simples, mas elegante. Dentro dela, há o repetidor, o guia de instalação e um cabo de rede. O repetidor também pode ser usado como um adaptador wireless para dispositivos que só tenham conexão por cabo de rede, e ao mesmo tempo ele repete o sinal WiFi. Além de ser uma função interessante, é legal que a empresa tenha incluído um cabo de rede na caixa, caso você pretenda usá-lo dessa maneira.
O dispositivo em si é bonito. Ele é relativamente discreto, branco e liso exceto pelas luzes de força, rede e intensidade de sinal. Essas luzes são azuis e bem fortes. Elas conseguem transmitir informações de estado do repetidor de maneira bastante simples e clara. A força delas, no entanto, pode ser um inconveniente. Se o repetidor ficar instalado em um quarto, ele será uma fonte de luminosidade um pouco incômoda. Isso, no entanto, é contornável, já que é possível desconectá-lo da tomada à noite e reconectá-lo no dia seguinte: ele se “lembra” da rede à qual estava conectado, e se conecta novamente a ela sem grandes atrasos.

Configuração
Se o seu roteador tiver um botão WPS, configurar o repetidor é incrivelmente fácil. Basta ligar o roteador na tomada, ao alcance da rede, apertar o botão WPS do roteador e apertar o botão WPS do repetidor. Em alguns segundos o repetidor “reconhece” a rede e passa a repeti-la, e a partir de então é possível movê-lo para qualquer outra tomada. Ao ser conectado nesse novo local, o repetidor mostra, por meio de luzes, com que intensidade o sinal da rede está chegando nele.
Caso prefira (ou caso seu roteador não possua botão WPS), é possível configurar “manualmente” o repetidor, colocando-o na tomada, conectando-se a ele com um dispositivo e executando alguns procedimentos de configuração. O passo a passo é relativamente simples, e o guia de instalação que vem na caixa os explica de maneira bastante didática.
Uma das vantagens de se configurar dessa segunda maneira é que é possível deixar o repetidor com um SSID (o “nome” da rede) diferente do de sua rede WiFi. Caso ele se conecte por meio do botão WPS, ele assume forçosamente o mesmo SSID de sua rede doméstica. Isso pode “confundir” alguns de seus dispositivos. Teoricamente, os dispositivos sempre acessarão a rede por meio do ponto de acesso de maior intensidade de sinal, mas se o repetidor e o roteador tiverem o mesmo SSID, alguns dispositivos mais antigos podem não perceber a diferença.


Desempenho
O repetidor WiFi da TP-Link cumpre bem aquilo a que propõe. Ele realmente ampliou o alcance da rede testada, permitindo conexão a ela onde antes não era possível, e melhorando o desempenho de dispositivos que ficavam mais distantes do roteador. Num teste de uso médio de internet (Facebook, vídeos e alguns downloads), ele se saiu bastante bem. O Guia de Instalação sugere que o repetidor seja mantido num local no qual ele acenda pelo menos três das cinco luzes de intensidade de sinal, mas mesmo com apenas duas dessas luzes acesas, ele funcionou bem.
No nosso teste, porém, o repetidor não se saiu bem ao ser incorporado a uma rede que já incluía repetidores de outras marcas. Após sua configuração via botão WPS, o repetidor da TP-Link passou a concentrar em si todos os dados da rede. Este problema talvez possa ser contornado por usuários mais avançados, que consigam mexer nas configurações de seus roteadores. Para um usuário médio, no entanto, isso pode representar um empecilho considerável.

O fato de que o repetidor pode ser mudado de um lugar para outro sem que seja necessário configurá-lo novamente é bastante interessante. Dependendo do perfil de uso e da rede doméstica dos usuários, basta levá-lo consigo pela casa para poder acessar sua rede WiFi de qualquer cômodo. O repetidor só “esquecerá” suas configurações caso o botão “reset”, localizado em sua parte inferior, seja apertado por 10 segundos, o que exige um objeto pontiagudo e é inconveniente de se fazer, mesmo considerando que algum nível de dificuldade era necessário para impedir que o botão fosse apertado por acidente.


Conclusão
Para alguém que queira expandir o alcance de sua rede doméstica sem precisar se preocupar em puxar fios pela casa, o Repetidor WiFi Universal da TP-Link é uma boa solução. Ele pode solucionar esse problema de uma forma incrivelmente simples. Caso sua rede já inclua outros repetidores, porém, tenha em mente que alguns problemas podem aparecer. Por um preço sugerido de R$ 125, o dispositivo da TP-Link não é mais barato do que alguns dispositivos semelhantes que podem ser comprados da China em momentos de câmbio favorável, por exemplo. Mas seu desempenho - e a possibilidade de usar WiFi em todos os cantos da casa - o fazem valer a pena.

Via OlharDigital

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Carros autônomos se envolvem em acidentes nos EUA


Desde setembro do ano passado a Califórnia permite que se façam testes com carros autônomos em suas ruas, desde que haja condutores humanos preparados para assumir o controle em caso de necessidade. E já houve necessidade.

Ocorreram quatro acidentes no Estado, de acordo com um relatório do departamento responsável, divulgado pela Associated Press. Três deles envolvendo os SUVs Lexus equipados com os sensores do Google e outro com um modelo sob responsabilidade da Delphi Automotive.

Uma fonte disse à agência de notícias AP que em dois dos acidentes os carros estavam no automático e, nos demais, quem comandava a condução eram os humanos, embora tanto Google quanto Delphi tenham negado que as máquinas sejam culpadas pelos casos. Nenhum deles trafegava acima de 10 km/h quando houve problemas.

Há outras cinco empresas fazendo testes com carros autônomos na Califórnia, que convive com quase 50 veículos do gênero em circulação.

Via OlharDigital

terça-feira, 19 de maio de 2015

YouTube cria espaço para que usuários testem novidades do site


O YouTube criou recentemente o TestTube, uma "incubadora de ideias". O espaço é voltado para que usuários do site conheçam as novas funcionalidades do site e possam acessá-las antecipadamente.

A criação do TestTube vem na sequência de uma série de mudanças no layout do site de vídeos nos últimos meses. A página destaca inicialmente a possibilidade de se assistir a vídeos em resolução 4K (3840x2160 píxels) e a 60 quadros por segundo.

Além disso, ao acessar o site, o usuário também pode testar o novo player de vídeos do YouTube. O novo player tem uma barra de progresso mais fina e ícones mais simples, além de sua parte inferior ser transparente.  A página também permite que usuários se inscrevam para participar de pesquisas de experiência de usuário com o YouTube e outros produtos do Google.

A manobra de testar suas novas funcionalidades em "laboratórios" antes de torná-las disponíveis para todos os usuários é comum para a empresa. O primeiro serviço do google a receber esse tipo de iniciativa foi o Gmail, cuja aba "Labs" permite aos usuários testar a incorporação de novas funções ao seu email.

Via: OlharDigital

Xiaomi começa a vender o top de linha Mi Note Pro por US$ 480



A Xiaomi começou a vender seu novo top de linha, o Mi Note Pro, na China. O phablet de 5,7 polegadas havia sido apresentado em janeiro deste ano, mas só agora chegou ao mercado por 3 mil yuans, equivalente a aproximadamente US$ 480 ou R$ 1.480. A empresa ainda não fala quando o aparelho chegará a outras regiões.

O smartphone traz tudo que há de mais potente hoje no mercado de smartphones, começando por um system-on-chip Snapdragon 810 octa-core (quatro núcleos Cortex-A57 operando a 2 GHz e quatro Cortex-A53 funcionando a 1,5 GHz), passando por 4 GB de memória RAM LPDDR4 e uma GPU Adreno 430.

A tela de 5,7 polegadas concentra uma resolução Quad-HD (2560x1440), com uma densidade de 515 pixels por polegada. O aparelho utiliza a versão 6 da MIUI, baseada no Android 5.0 (Lollipop), com 64 GB de armazenamento interno sem um slot para cartão microSD.

Finalizando as configurações, o Mi Note Pro inclui uma câmera traseira de 13 megapixels que utiliza um sensor CMOS IMX214, produzido pela Sony, com estabilização óptica de imagem. Na frente, há uma câmera de 4 megapixels.

Vale lembrar: a Xiaomi está preparando sua chegada oficial ao mercado brasileiro, com aparelhos produzidos localmente. Não se sabe quais produtos ela lançará por aqui imediatamente após seu lançamento oficial. Um site de testes da empresa que entrou por acidente no ar recentemente, no entanto, deu uma pista de que o Mi4, do ano passado, pode estar nesta lista por R$ 1,4 mil.

Via Android Central 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sucessor do Lollipop, Android M será apresentado neste mês



Está confirmado: ainda neste mês teremos contato com o Android M, a próxima grande atualização do Android. O Google planeja mostrar os detalhes da nova versão de seu sistema operacional no Google I/O, evento voltado aos desenvolvedores, mas que sempre traz algumas novidades importantes.

O evento acontece neste mês, mais precisamente entre os dias 28 e 29 de maio, e deverá abranger novidades de basicamente toda a linha de produto do Google, entre os quais está uma nova versão do Android.

Apesar de todo Google I/O apresentar uma nova versão do sistema, o fato mais relevante é que seu nome está mudando. Nem sempre um update faz a empresa trocar o nome da versão, como é o caso do Jelly Bean, que se manteve com esse nome por mais tempo que o normal.

A empresa não cita a versão M diretamente, mas o site 9to5Google encontrou uma menção rápida à nova versão em uma parte da agenda que cita o Android For Work. O texto fala sobre como o “Android M levará o Android para todos os tipos de ambientes de trabalho”.

Resta, no entanto, saber o que esse “M” significará. Qual sobremesa será escolhida pelo Google para ser o nome do novo Android? Marshmallow? Merengue? M&M’s? Mousse? Muffin? Só o tempo dirá.

Via OlharDigital


domingo, 17 de maio de 2015

Microsoft aciona Justiça contra usuários que piratearam Windows 7


A Microsoft abriu um processo judicial em Seattle, nos Estados Unidos, para identificar usuários que piratearam um grande número de cópias do Windows 7. Para tal, a empresa tenta vigiar um endereço de IP específico que teria dado início à operação.

Segundo a gigante dos softwares, os responsáveis pela fraude podem ter gerado centenas de chaves roubadas ou utilizadas além do que a licença original permite. 

A Microsoft cobra medidas cabíveis contra os piratas e a apreensão do material ilegal. Além disso, exige compensações do lucro obtido com a venda dos softwares pirateados e indenizações à empresa pelo pagamento dos honorários dos advogados envolvidos no caso.

Via Torrent Freak. 

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Caminhão autônomo da Mercedes-Benz recebe autorização para rodar nos EUA

O grupo Daimler, dono de marcas de automóveis e caminhões como a Mercedes-Benz e a Smart Automobile, desenvolveu um caminhão capaz autônomo. O veículo conta com o um sistema que tem câmeras, radares e sensores, mas ainda precisa de um motorista humano.

De acordo com a fabricante, quando o sistema semi-autônomo assume a direção, a velocidade permitida é mantida e o veículo é capaz de permanecer na mesma pista, manter uma distância segura de outros veículos, reduzir e até parar o caminhão de acordo com o trânsito.  Algumas condições, no entanto, ainda exigem que o motorista tome o controle total do volante.

O caminhão da Daimler acaba de receber a autorização do governo do estado de Nevada, nos Estados Unidos, para ser utilizado em estradas. Até agora foram desenvolvidos apenas dois veículos. Ainda não se sabe se a empresa fabricará mais modelos.


Via.Engadged

quinta-feira, 14 de maio de 2015

1º carro solar do hemisfério sul vai estar nas ruas em julho; veja vídeo

Uma equipe de estudantes de uma universidade australiana está adaptando um modelo de carro de corrida movido a energia solar para trafegar legalmente nas ruas da Austrália, dentro de todas as regras de segurança e design de veículos. 


O bólido, que é chamado de Sunswift eVe, teve de ser completamente remodelado para atender as normas oficiais. E os ajustes para torná-lo um carro de rua vão bater na casa dos US$ 100 mil. Entretanto, o esforço pode valer a pena: o carro será o primeiro modelo legal de carro solar a circular pelas ruas do hemisfério sul. 



Isso pode significar o surgimento de um modelo opcional ao oferecido pela indústria automobilística, que sempre produziu veículos dependentes de combustíveis e com pouca autonomia. 


O Sunswift eVe foi projetado para disputar corridas, e, após quebrar recordes de velocidades em circuitos pequenos em 2014, superou a marca mundial de velocidade para carros elétricos num percurso de 500 km, mostrando que a tecnologia de alimentação solar é tão competitiva quando a de alimentação de força por energia elétrica. 


Entretanto, para construir o protótipo a equipe de desenvolvedores gastou cerca de US$ 500 mil dólares, valor que pode baixar se um dia o modelo for produzido em massa.

Via OharDigital

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Microsoft arruma problema jurídico com a marca Skype na Europa


Uma empresa britânica se tornou uma pedra no sapato da Microsoft. Graças à empresa britânica de mídia Sky, a gigante de software não poderá registrar a marca Skype na Europa, o que envolve tanto o nome do serviço quanto o seu logotipo.

Esta é a segunda vez que as duas empresas arrumam problemas jurídicos entre si. A Microsoft foi forçada a mudar o nome de seu serviço de armazenamento em nuvem, que se chamava SkyDrive, para OneDrive após um tribunal britânico julgar que os dois nomes eram parecidos.

A Sky, cujo nome completo é BSkyB (acrônimo para British Sky Broadcasting Group), não deve, no entanto, forçar a Microsoft a mudar o nome do Skype. O que poderia ser feito é forçar o pagamento de uma licença para poder usar a marca livremente na Europa.

A Microsoft promete recorrer da decisão e afirma que não existe qualquer tipo de confusão causada pelos nomes similares, o que faria do veredicto infundado.

Caso se confirme uma decisão negativa por parte da Microsoft, não se sabe o que será feito para proteger a marca na Europa. Em tese, seria possível que qualquer outra empresa lançasse serviços e produtos com o nome Skype na região sem que a companhia responsável pelo WIndows pudesse fazer nada a respeito.

O processo foi iniciado originalmente em 2005 pela BSkyB, seis anos antes de a Microsoft adquirir o Skype por US$ 8,5 bilhões. 

Via OlharDigital

terça-feira, 12 de maio de 2015

Empresa cria computador de US$ 9 mais potente que o Raspberry Pi




A startup Next Thing Co. abriu um projeto no site de financiamento colaborativo Kickstarter para desenvolver o C.H.I.P., um computador de apenas nove dólares com especificações mais potentes que as do Raspberry Pi. A 25 dias do término da campanha, a empresa já arrecadou quase US$ 800 mil; sua meta inicial era de apenas US$ 50 mil.

O C.H.I.P. possui um processador de 1GHz, 512MB de RAM e 4GB de espaço de armazenamento interno, além de conexões WiFi e Bluetooth. Ele pode se conectar a telas por meio de saídas VGA ou HDMI, e é completamente open source.

O pequeno computador pode ser usado para editar documentos com o LibreOffice, como ferramenta de ensino de programação (ele vem com o editor de texto Scratch pré-instalado), para navegar na internet e até mesmo para games, já que os controles podem ser conectados a ele via Bluetooth.

A empresa desenvolve também o Pocket C.H.I.P., uma pequena tela de 4,3 poleagadas com teclado na qual é possível inserir o computador para poder usá-lo em qualquer lugar. O Pocket C.H.I.P. possui também uma bateria que deve permitir até 5 horas de uso.

Assim como a maioria dos equipamentos open source, a empresa pretende ter uma comunidade de usuários focados em desenvolver novas funcionalidades para o equipamento ao longo do tempo.

A empresa pretende ter os equipamentos prontos para entregar aos apoiadores por volta de maio de 2016. É possível adquirí-lo em pré-venda na página do Kickstarter em diversas combinações de acessórios por preços a partir de US$ 9.

Via: OlharDigital

20 truques para aproveitar melhor o Safari


O Buzzfeed listou alguns truques que podem ajudar quem escolheu o Safari a aproveitar ainda mais o navegador. Confira algumas extensões, atalhos e serviços que o browser oferece:

Extensões e plugins

1. Baixe a extensão “Turn off the lights” para apagar a tela quando estiver vendo um vídeo.

2. O plugin “Safari Keyword Search” permite pesquisar em diferentes sites como Wikipedia, Google e Amazon direto da barra de endereços digitando apenas a letra correspondente ao site e o que deseja pesquisar. Por exemplo, “g olhar digital” para pesquisar Olhar Digital no Google.

3. A extensão “ResizeMe” ajusta automaticamente páginas com dimensões diferentes para caberem na tela.

4. Pare de abrir o iTunes e a App Store automaticamente usando o “NoMoreiTunes”.

5. Bloqueie o carregamento automático de plug-ins como o Flash e o Silverlight  com o "ClickToPlugin".

6. O “uBlock” é uma boa opção para bloquear anúncios no Safari. Ele impede até propagandas no YouTube.
Comandos

7. Clique em Safari> Avançado, clique em "Mostrar endereço do site completo” para visualizar o URL completo de uma página

8. O ícone de três barras permite ler o conteúdo de uma página com apenas o texto e suas imagens. Ao selecionar esta opção, o tempo de carregamento será mais curto e o texto ficará maior.
9. Aumente o zoom da tela com + setas do teclado.

10. Em Tabs> Private é possível ativar o modo de navegação privada. Ativando a opção, a interface aparece mais escura e impede que terceiros visualizem os sites que o usuário está visitando. 

11. Feche todas as guias, exceto a que estiver selecionada com Option + botão de fechar na guia que deve permanecer aberta.

12. Adicione um link para Lista de Leitura pressionando Shift e clicando no link desejado.

13. Feche uma página aberta em outro local clicando em “Mostrar todas as abas” e selecione a desejada. Atenção: para usar este recurso é necessário estar logado no iCloud nos dois dispositivos.

14. Redimensione janelas para largura da página, pressionando Option + botão de redimensionamento verde.

15. O Safari pode sugerir senhas seguras para quem não tiver boas ideias. Para isso, clique em  Preferências do Sistema> iCloud>  Permitir Keychain.

17. Pressione o espaço na barra de endereços para alternar entre os motores de busca.

18. Vá até o Menu> Limpar histórico e dados do site e selecione o período de tempo para apagar registros de períodos selecionadas.

19. Pressione e segure o sinal de "+" para ver abas fechadas recentemente.

20. Ative o "Quick Site Search" para procurar dados específicos dentro de sites como o Wikipedia, Reddit e Amazon. Clique em Configurações app> Safari > Quick Site Search para ligar a ferramenta.

Via OlharDigital

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Impressora 3D ajuda a salvar crianças com doença respiratória fatal


Médicos dos Estados Unidos conseguiram salvar a vida de três bebês que sofrem de traqueobroncomalácia, uma doença respiratória fatal que provoca o colapso da traqueia, usando talas impressas em 3D.

Os pesquisadores usaram a tomografia computadorizada das vias respiratórias dos pacientes para criar um implante personalizado feito com biomateriais concebidos para se expandirem à medida que eles crescerem. "As talas impressas eram tubos ocos e porosos que puderam ser costurados nas vias aéreas afetadas e eram feitas de policaprolactona, um polímero que se dissolve no corpo sem causar danos", informou o estudo publicado na última quarta-feira, 29, na revista Science Translational Medicine.

A técnica ainda não foi aprovada pelos reguladores federais dos Estados Unidos, mas os dispositivos criados por uma impressora 3D receberam uma autorização médica de exceção para casos particulares e de alto risco. A primeira criança a receber o tratamento tinha 3 meses de idade quando passou pela cirurgia. Ela agora tem 3 anos e não apresenta nenhuma complicação. As outras duas tinham 5meses e 1 ano e 4 meses. Todos passam bem.

Cerca de uma em cada 2 mil crianças nasce com a doença em todo o mundo. Por não conseguirem exalar completamente, a traqueia das crianças fica propensa a entrar em colapso e o único tratamento é a sedação e cuidados intensivos. 

De acordo com os médicos, o processo de desenho e impressão do implante leva de um a três dias e no futuro deve tornar mais fácil tratar outras doenças raras que têm custo de tratamento elevado.

Via AFP

domingo, 10 de maio de 2015

Lenovo lança tablet com projetor integrado


A Lenovo anunciou hoje o lançamento do YGCA Tablet 2 Pro no Brasil, com projetor integrado. A novidade foi criada em parceria com o ator Ashton Kutcher, que se juntou à companhia no ano passado como engenheiro de produtos.

O modelo tem tela de 13 polegadas Quad HD e seu projetor é capaz de produzir imagens HD em até 50 polegadas. Para ampliar a experiência, a Lenovo desenvolveu um sistema integrado de som com oito watts, que intensifica o poder dos auto-falantes acoplados na parte frontal do aparelho e também tem um subwoofer JBL instalado na parte traseira.

O YOGA Tablet 2 Pro vem com processador Intel AtomT de quarta geração, memória de 32GB - possibilitandio expansão de 64 GB por meio do cartão micro SD -, Android e câmera traseira de 8 MP. A bateria dura até 15 horas e o 4G é opcional. O tablet já está disponível para venda custando R$ 2.499,00.

Via: OLharDigital

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Óculos conseguem detectar humor de quem estiver perto


A Microsoft obteve hoje a patente de um par de óculos que conseguem detectar o humor das pessoas que estiverem perto do usuário. De acordo com o pedido de patente, o dispositivo é capaz de “detectar comportamentos sonoros  e visuais de um sujeito que esteja no campo de visão do aparelho”.

Para interpretar os gestos, a postura, as expressões e a fala das pessoas, os óculos contam com uma série de sensores, câmeras e um microfone posicionado perto do nariz. A tecnologia ainda pode captar mudanças sutis como a temperatura, a escolha de palavras e a velocidade da voz de quem está falando.


Reprodução


Os óculos também seriam capazes de perceber como grupos maiores estão reagindo às coisas - por exemplo, se um usuário estiver fazendo uma apresentação e quiser saber qual a reação do público.

Ainda não se sabe se a patente um dia se tornará realidade.

Via Mashable

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Reino Unido pode ser obrigado a racionar internet


O aumento no uso da web pode obrigar o Reino Unido a fazer um racionamento de internet nos próximos 20 anos. De acordo com Andrew Ellis, professor de comunicações ópticas da Universidade de Aston, se as taxas de utilização mantiverem o nível de agora, em 2 décadas a Grã-Bretanha pode enfrentar uma séria crise energética.
Hoje em dia, o uso da rede consome 8% de toda a energia do Reino Unido. Isso corresponde à transmissão, armazenamento de dados, uso de dispositivos móveis, PCs e televisões. De acordo com estimativas, o número dobra a cada 4 anos. "Cada vez que velocidade da Internet aumenta, a eletricidade gasta para transferir essa energia também aumenta”, explica o professor.
Ainda segundo Ellis, os cabos e fibras ópticas terão alcançado seu limite em 8 anos: “A demanda se aproxima cada vez mais da capacidade oferecida. A não ser que apresente idéias realmente radicais, nós estamos indo para ver os custos aumentam dramaticamente", conta.
As estimativas não são boas: por volta de 2035 a internet pode consumir toda a capacidade de energia local. Pensando em resolver o problema o mais rápido possível, a Royal Society convocou uma reunião com engenheiros, especialistas e operadoras para discutir o problema. As soluções apontadas por Ellis são o racionamento da internet e o aumento no valor cobrado pelas operadoras.
"As redes de comunicação deverão enfrentar uma escassez de capacidade potencialmente desatrosa, já que demanda de dados deve superar a capacidade das fibras ópticas que transportam o sinal de internet. Este encontro reúne especialistas para discutir por que estamos caminhando para uma crise de capacidade, o que pode ser feito para evitá-la, e qual será o o impacto se não fizermos nada", afirmou um porta-voz do instituto.

Via DailyMail

Saiba como baixar um arquivo com tudo o que você já pesquisou no Google


O Google lançou uma ferramenta que permite baixar uma cópia de todo o histórico de pesquisas no buscador de maneira rápida. Ainda que sempre tenha sido possível visualizar os termos buscados, agora os dados podem ser armazenados off-line.

Atenção: o usuário pode definir nas configurações da conta Google uma opção que impede que a empresa tenha acesso a dados de pesquisas. Neste caso, não será possível baixar as informações.

Confira como fazer o download de seu histórico de buscas:

1. Abra a página Atividade na web e de apps

2. Clique no menu de configurações que fica do lado direito da tela

3. Selecione a opção ‘Download’.

O histórico de pesquisas pode incluir informações confidenciais, então recomenda-se que o usuário não baixe o arquivo em um computador público ou compartilhado.  Levando isto em conta, o Google exibe uma mensagem para garantir que o usuário entenda que deve prezar pela segurança e alertando também que alguns países exigem que as informações sejam deixadas antes de cruzar alguma fronteira.

Se estiver ciente de tudo isso, clique em ‘Criar Arquivo’. O Google vai agora enviar por e-mail um link para download do arquivo com  histórico de pesquisa do Google

Via BusinessInsider

AMD fura Microsoft e revela quando Windows 10 será lançado



A Microsoft foi furada pela parceira AMD que, durante uma conferência com investidores, revelou a data do lançamento do Windows 10.

A gafe foi cometida pela presidente e CEO da companhia, Lisa Su, que, ao responder uma pergunta sobre os planos de inventório, disse: "Com o lançamento do Windows 10 no final de julho, estamos assistindo a uma espécie de impacto disso na temporada de volta às aulas."

Como lembra o The Verge, a Microsoft já tinha avisado que lançaria o sistema no verão norte-americano, ou seja, no meio do ano. Ainda não havia uma data certa, questão que a AMD resolveu por engano.

Via: OlharDigital

quarta-feira, 6 de maio de 2015

App leva médico à casa de paciente em até 1 hora



Disponível para download em dispositivos iOS, o aplicativo Heal oferece ao usuário na porta de sua casa em até 1 hora um clínico geral munido de estetoscópio e equipamentos tecnológicos para facilitar o atendimento de pacientes.
Dra. Renee Dua, especialista em rins e criadora do app, afirma que a ideia surgiu depois de passar uma noite inteira no hospital com seu filho recém-nascido. “Foi horrível. Quando seu filho está doente, você precisa de uma maneira simples e rápida de obter um médico", afirma ela. Na ocasião não havia nenhum pediatra disponível e foi necessário esperar durante horas para que o filho fosse atendido.
Durante o período, Dua teve a ideia de unir a facilidade de um aplicativo móvel com todas as ferramentas já disponíveis no mundo da medicina. “Você ficaria surpreso com o que temos nos dias de hoje. Há coisas como monitores de frequência cardíaca que se conectam ao smartphone e ferramentas que transformam a câmera do smartphone ou tablet em um microscópio de alta qualidade”, explica ela.


Reprodução


Segundo a médica, o profissional enviado é capaz de fazer diversos tipos de exames no paciente. Junto com ele vem também um assistente que coleta todas as informações necessárias para um diagnóstico correto. “Podemos solicitar laboratórios e prescrever remédios, por exemplo. Uma consulta normal leva cerca de 10 minutos, mas a nossa pode durar até 40 minutos”, conta Renee Dua.

O serviço custa US$ 99 por visita (cerca de R$ 301) e funciona todos os dias da semana entre as 8h e as 20h. O Heal oferece ainda serviços para levar os remédios à casa do paciente e no futuro deverá oferecer vacinas e exames de ultrassom por demanda.

O próximo passo do app é encontrar uma maneira de localizar médicos que estão mais próximos do doente, de maneira parecida como funciona o Uber. Uma versão para Android também está em desenvolvimento.

Por enquanto o serviço funciona apenas nos Estados Unidos, nas cidades de Los Angeles e São Francisco.

Via TechCrunch








terça-feira, 5 de maio de 2015

Que coisas vergonhosas estão no seu histórico do Google? Baixe e descubra

Google no papel

Desde 2011, o Google vem expandindo a ferramenta Takeout para você baixar as informações que forneceu à empresa. Isso inclui mensagens do Gmail, arquivos do Drive e até seu finado perfil do Orkut.

Segundo o VentureBeat, o Google não avisou, mas desde janeiro você também pode baixar seu histórico de pesquisas na web. É assim que funciona.

Não tem segredo: basta ir em history.google.com, clicar na roda dentada, depois em “Fazer o download”. Surgirá um aviso para você tomar cuidado com esses dados, e o botão “Criar arquivo” – clique nele e seu histórico será enviado por e-mail.

Google - baixar historico


Google - baixar historico (2)


Espere um pouco, e o histórico chegará na forma de um link para o Google Drive. Trata-se de uma pasta zipada e cheia de arquivos JSON, um formato de dados que pode ser usado em diferentes linguagens de programação.



Google - baixar historico (5)



Google - baixar historico (5)






Google - baixar historico (6)


Outros buscadores – como o Bing – ainda não permitem que você importe esses dados. Mas você pode abri-los com o Bloco de Notas no Windows, e reviver buscas estranhas que você fez no passado. Meu primeiro arquivo já começa assim:


Google - baixar historico (7)


Google - baixar historico (3)







Google - baixar historico (4)

Você pode até desativar esse histórico: clique na engrenagem, “Configurações” e desative a opção “Suas pesquisas e atividades de navegação”. Vale lembrar que isso pode limitar recursos do Google Now, Maps e da própria busca.

E se você estiver interessado em baixar outras coisas do Google – vídeos do YouTube, compromissos do Agenda etc. – visite google.com/takeout.

Você também pode fazer download de seus dados no Facebook seguindo estas instruções, e até mesmo baixar seu catálogo de tweets. As informações são suas, mas você continua sendo o produto. [VentureBeat via CNBC]

Via: OLharDigital









segunda-feira, 4 de maio de 2015

Samsung deve fabricar o próximo chip de alto desempenho da Qualcomm


Se você planeja comprar um smartphone top de linha no future, as chances são grandes de que ele seja produzido nas instalações da Samsung. Isso porque a empresa deve fechar um acordo com a Qualcomm para utilizar as suas fábricas para produzir o Snapdragon 820 (o mais potente da empresa no mercado é o 810 no momento), segundo o site Re/Code.

Atualmente, a Qualcomm sempre foi parceira da TSMC (Taiwan Semiconductor) para produção de seus processadores. No entanto, a empresa está planejando a migração dos processos de 20 nanômetros para 14 nm, que já são utilizados nos chips Exynos 7 Octa, produzidos pela própria Samsung e implantados no Galaxy S6. O acordo com a coreana facilitaria essa mudança.

Com isso, o braço de fabricação de chips da Samsung praticamente monopolizaria o mercado de tops de linha. Seus smartphones usam seu processador próprio; espera-se que o processador A9, a nova geração da Apple, também seja fabricado por lá. Conquistando a Qualcomm, não sobra praticamente nenhum nome de impacto que não seja parceira da Samsung. A exceção seria a MediaTek, que ainda não tem o mesmo peso das demais.

Também é interessante a aproximação entre Qualcomm e Samsung depois de todo o imbróglio entre as duas companhias recentemente.  Esperava-se que o Galaxy S6 fosse um dos aparelhos a usar o Snapdragon 810, mas isso acabou não se concretizando; segundo a Samsung, o chip superaquecia e foi substituído pelo Exynos.

E, de fato, quem adotou o Snapdragon 810 acabou tendo problemas. O chip aquece com facilidade, fazendo com que as fabricantes de smartphones apostassem em clocks menores que o padrão, limitando o poder do chip. Enquanto isso, o processador da Samsung não sofre com o mesmo problema, o que explicaria o fato de a Qualcomm recorrer à coreana para a tarefa de produzir seu próximo chip.

Via Re/Code 

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Fã reproduz BB-8, de Star Wars, com robô esférico e ímãs


O BB-8, o robozinho esférico que se destaca nos trailers do novo filme da saga Star Wars, pode parecer algo que só é capaz de existir na ficção científica, mas ele é real e plenamente possível na vida real. Uma prova disso surgiu quando um designer industrial chamado Christian Poulsen se desafiou a criar algo similar em sua própria casa.

Poulsen aproveitou uma tecnologia já existente, que é o robô Sphero, desenvolvido pela empresa Orbotix, uma bola que pode ser comandada por um aplicativo no celular via Bluetooth. Para fazer a cabeça, foi necessário colocar um ímã dentro do Sphero para que ela se mantivesse fixa.

Todo o processo foi concluído em um dia, e você também pode montar o seu, já que Poulsen disponibilizou o guia online para montar seu próprio BB-8.

Se você não tem o conhecimento necessário para montar seu próprio robozinho, não se preocupe. Não vai demorar para que ele comece a ser vendido nas lojas. A Orbotix, empresa que desenvolve o robô Sphero, já afirmou que brinquedos do BB-8 controlados pelo smartphone devem começar a ser vendidos a partir do fim do ano. 

Confira o Vídeo:

Via: OlharDigital