Toda casa tem aquele cantinho onde o WiFi não chega de jeito nenhum. A ideia dos repetidores é justamente levar a rede sem fio para estes locais, sem que seja necessário passar fios de um cômodo para o outro. Um dispositivo WiFi conecta-se à sua tomada e “repete” o sinal do roteador, expandindo seu alcance. E o TL-WA850RE - ou “Repetidor WiFi Universal 300Mbps” é a versão da TP-Link para essa solução. Veja a seguir o que achamos dela:
Apresentação
O repetidor da TP-Link vem em uma caixinha simples, mas elegante. Dentro dela, há o repetidor, o guia de instalação e um cabo de rede. O repetidor também pode ser usado como um adaptador wireless para dispositivos que só tenham conexão por cabo de rede, e ao mesmo tempo ele repete o sinal WiFi. Além de ser uma função interessante, é legal que a empresa tenha incluído um cabo de rede na caixa, caso você pretenda usá-lo dessa maneira.
O dispositivo em si é bonito. Ele é relativamente discreto, branco e liso exceto pelas luzes de força, rede e intensidade de sinal. Essas luzes são azuis e bem fortes. Elas conseguem transmitir informações de estado do repetidor de maneira bastante simples e clara. A força delas, no entanto, pode ser um inconveniente. Se o repetidor ficar instalado em um quarto, ele será uma fonte de luminosidade um pouco incômoda. Isso, no entanto, é contornável, já que é possível desconectá-lo da tomada à noite e reconectá-lo no dia seguinte: ele se “lembra” da rede à qual estava conectado, e se conecta novamente a ela sem grandes atrasos.
Configuração
Se o seu roteador tiver um botão WPS, configurar o repetidor é incrivelmente fácil. Basta ligar o roteador na tomada, ao alcance da rede, apertar o botão WPS do roteador e apertar o botão WPS do repetidor. Em alguns segundos o repetidor “reconhece” a rede e passa a repeti-la, e a partir de então é possível movê-lo para qualquer outra tomada. Ao ser conectado nesse novo local, o repetidor mostra, por meio de luzes, com que intensidade o sinal da rede está chegando nele.
Caso prefira (ou caso seu roteador não possua botão WPS), é possível configurar “manualmente” o repetidor, colocando-o na tomada, conectando-se a ele com um dispositivo e executando alguns procedimentos de configuração. O passo a passo é relativamente simples, e o guia de instalação que vem na caixa os explica de maneira bastante didática.
Uma das vantagens de se configurar dessa segunda maneira é que é possível deixar o repetidor com um SSID (o “nome” da rede) diferente do de sua rede WiFi. Caso ele se conecte por meio do botão WPS, ele assume forçosamente o mesmo SSID de sua rede doméstica. Isso pode “confundir” alguns de seus dispositivos. Teoricamente, os dispositivos sempre acessarão a rede por meio do ponto de acesso de maior intensidade de sinal, mas se o repetidor e o roteador tiverem o mesmo SSID, alguns dispositivos mais antigos podem não perceber a diferença.
Desempenho
O repetidor WiFi da TP-Link cumpre bem aquilo a que propõe. Ele realmente ampliou o alcance da rede testada, permitindo conexão a ela onde antes não era possível, e melhorando o desempenho de dispositivos que ficavam mais distantes do roteador. Num teste de uso médio de internet (Facebook, vídeos e alguns downloads), ele se saiu bastante bem. O Guia de Instalação sugere que o repetidor seja mantido num local no qual ele acenda pelo menos três das cinco luzes de intensidade de sinal, mas mesmo com apenas duas dessas luzes acesas, ele funcionou bem.
No nosso teste, porém, o repetidor não se saiu bem ao ser incorporado a uma rede que já incluía repetidores de outras marcas. Após sua configuração via botão WPS, o repetidor da TP-Link passou a concentrar em si todos os dados da rede. Este problema talvez possa ser contornado por usuários mais avançados, que consigam mexer nas configurações de seus roteadores. Para um usuário médio, no entanto, isso pode representar um empecilho considerável.
O fato de que o repetidor pode ser mudado de um lugar para outro sem que seja necessário configurá-lo novamente é bastante interessante. Dependendo do perfil de uso e da rede doméstica dos usuários, basta levá-lo consigo pela casa para poder acessar sua rede WiFi de qualquer cômodo. O repetidor só “esquecerá” suas configurações caso o botão “reset”, localizado em sua parte inferior, seja apertado por 10 segundos, o que exige um objeto pontiagudo e é inconveniente de se fazer, mesmo considerando que algum nível de dificuldade era necessário para impedir que o botão fosse apertado por acidente.
Conclusão
Para alguém que queira expandir o alcance de sua rede doméstica sem precisar se preocupar em puxar fios pela casa, o Repetidor WiFi Universal da TP-Link é uma boa solução. Ele pode solucionar esse problema de uma forma incrivelmente simples. Caso sua rede já inclua outros repetidores, porém, tenha em mente que alguns problemas podem aparecer. Por um preço sugerido de R$ 125, o dispositivo da TP-Link não é mais barato do que alguns dispositivos semelhantes que podem ser comprados da China em momentos de câmbio favorável, por exemplo. Mas seu desempenho - e a possibilidade de usar WiFi em todos os cantos da casa - o fazem valer a pena.
Via OlharDigital