segunda-feira, 4 de maio de 2015

Samsung deve fabricar o próximo chip de alto desempenho da Qualcomm


Se você planeja comprar um smartphone top de linha no future, as chances são grandes de que ele seja produzido nas instalações da Samsung. Isso porque a empresa deve fechar um acordo com a Qualcomm para utilizar as suas fábricas para produzir o Snapdragon 820 (o mais potente da empresa no mercado é o 810 no momento), segundo o site Re/Code.

Atualmente, a Qualcomm sempre foi parceira da TSMC (Taiwan Semiconductor) para produção de seus processadores. No entanto, a empresa está planejando a migração dos processos de 20 nanômetros para 14 nm, que já são utilizados nos chips Exynos 7 Octa, produzidos pela própria Samsung e implantados no Galaxy S6. O acordo com a coreana facilitaria essa mudança.

Com isso, o braço de fabricação de chips da Samsung praticamente monopolizaria o mercado de tops de linha. Seus smartphones usam seu processador próprio; espera-se que o processador A9, a nova geração da Apple, também seja fabricado por lá. Conquistando a Qualcomm, não sobra praticamente nenhum nome de impacto que não seja parceira da Samsung. A exceção seria a MediaTek, que ainda não tem o mesmo peso das demais.

Também é interessante a aproximação entre Qualcomm e Samsung depois de todo o imbróglio entre as duas companhias recentemente.  Esperava-se que o Galaxy S6 fosse um dos aparelhos a usar o Snapdragon 810, mas isso acabou não se concretizando; segundo a Samsung, o chip superaquecia e foi substituído pelo Exynos.

E, de fato, quem adotou o Snapdragon 810 acabou tendo problemas. O chip aquece com facilidade, fazendo com que as fabricantes de smartphones apostassem em clocks menores que o padrão, limitando o poder do chip. Enquanto isso, o processador da Samsung não sofre com o mesmo problema, o que explicaria o fato de a Qualcomm recorrer à coreana para a tarefa de produzir seu próximo chip.

Via Re/Code 

Nenhum comentário:

Postar um comentário